30th março 2008

Relação do cristão com o dízimo por pastor Silas Malafaia

postado em: A Palavra de Deus |
Confira o pastor Silas Malafaia falando sobre a relação do cristão com o dízimo.



Posts parecidos:

  1. Pastor Silas Malafaia fala sobre a sexualidade – tire suas dúvidas
  2. Pastor Silas Malafaia sobre a guerra Edir Macedo x rede Globo
  3. Site GLS responde ao pastor Silas Malafaia referente à questão do homossexualismo
  4. Livros do Pastor Silas Malafaia com preços especiais
  5. Pastor Silas Malafaia é duramente criticado por blog, além do bispo Edir Macedo


Este post foi publicado on domingo, março 30th, 2008 at 9:03 pm e esta na categoria A Palavra de Deus. Voce pode acompanhar os comentarios atraves do feed RSS 2.0. Deixe seu comentario, ou trackback atraves do seu site.

Deixe seu comentario para “Relação do cristão com o dízimo por pastor Silas Malafaia”

  1. 1 Em abril 5th, 2008, Ricardo disse:

    oi a paz do senhor Jesus eu tenho uma duvida nao em quanto ao dizimo mas sim no livro de Genesis la esta escrito que caim apos de ter matado teve sua mulher e coabitou com ela e teve a sua geraçao , eu estive analisando essa parte da Biblia e constactei que Deus nao havia criado mais nem um ser Humano para Além de Adao Eva Abel e Caim entao como a biblia me explica a hexistencia de uma outra Mulher a que coabitou com o Pecador Caim assassino de seu irmao Abel??? Meu Nome é Ricardo Miguel Gostava de saber uma Resposta a Luz da Biblia a cerca dessa Realidade . . .

  2. 2 Em abril 5th, 2008, Ricardo disse:

    Deixo meu mail Rguima20@hotmail.com Deus Abençoe

  3. 3 Em junho 7th, 2008, Silas disse:

    Comentário da palestra sobre a relação do cristão com o dízimo e
    sobre a opinião do Reitor da PUC sobre o dízimo no Novo Testamento.

    Pastor Silas Malafaia, você está errado e o Reitor que você desabonou está mais certo do que você; no Novo Testamento Jesus fala do sábado mais do que o dízimo(Mateus 12 e referencias) e você por isso guarda o sábado? Aliás, fique sabendo que, se segue o dízimo, também devia guardar o sábado, ambos não fazem parte da mesma lei?
    Acaso, quando o Senhor repreendeu os fariseus em Mateteus 23:23, dizendo “pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas”. Não incluia nisso o sábado que também é parte da mesma lei?
    Você utiliza esse verso para confirmar o dízimo e subtrai todas as outras coisas da Lei?
    Acaso você não está pregando semelhante ao que os fariseus faziam, pois eles dizimavam e omitiam o resto.

  4. 4 Em junho 15th, 2008, elias disse:

    paz pastor,olha eu gosto muito de ouvir,suas pregações.Deus te abençõe, está certo sobre o dizimo.

  5. 5 Em julho 14th, 2008, marileia disse:

    pastor silas sera que fumar é pecado

  6. 6 Em julho 17th, 2008, logus disse:

    PERGUNTE AOS SEGUIDORES DO ANTIGO TESTAMENTO SE AINDA PAGAM DÍZIMO EM ISRAEL. É LÓGICO QUE NÃO!!! TROQUEM MALAQUIAS 3.10 POR GÁLATAS 3.10; A LETRA MATA!!! JESUS SALVA COM A GRAÇA E É DE GRAÇA! LOUVADO SEJA O SENHOR TAMBÉM POR ISSO.

  7. 7 Em agosto 1st, 2008, fernando disse:

    discordo totalmente da prática do dízimo, era mandamento da lei, hoje vivemos na graça, e pela liberdade que Deus nos dá pelo seu espírito santo, contribuímos hoje com o que quisermos e quanto quisermos. não apenas os 10% que as igrejas em geral cobram do fiéis, quem quiser falar mais sobre o assunto, meu email é fernandoekellen@hotmail.com

  8. 8 Em agosto 30th, 2008, Antonio Luis disse:

    pastor Silas que a paz de Deus esteja contigo. Pastor estou em duvida a respeito de dar ou não o dízimo.O dízimo é contribuição da lei ou da graça. Por favor me oriente.

  9. 9 Em setembro 16th, 2008, janaina disse:

    devo tqambém ejntregar o dizimo das férias e do décimo

  10. 10 Em setembro 17th, 2008, Rafael disse:

    Senhor Silas Malafaia quem diria!!o senhor que é tão elouquente nas escrituras e que tem tanto conhecimento biblico e que critica aos outros por eles não conhecerem a biblia por dizer que a palavra dizimo não ocorre no novo testamento.Relamente nisso o senhor tá certo a palavra dizimo aparece sim, não só em Mateus 23:23 também apareçe em Lucas 18:12. O Reitor talvez não tenha usado a expressão correta mas lhe garanto que o erro dele é menor do quê o seu, pois o que não aparece no novo testamento é a obrigaçao do Cristão dizimar alias já que o senhor se julga tão capaz lhe faço um desafio se voçe me mostrar no novo testamento um só versículo que registre a obrigatoriedade do cristão dizimar dou minha palavra que apatir de hoje eu mando o meu dizimo todo mês para a sua conta corrente.Caro amigo voçe é quem estar sem conhecimento e ensinando errado aos filhos de Deus!! Leia as escrituras com mais atenção é entenda que Mateus 23:23 não foi dirigido para a igreja e sim para os fariseus que estavam vivendo debaixo da lei,Jesus está falando para os fariseus daquela época, não para a igreja, que até então, não havia sido totalmente formada com fundamentos da graça, o ministério de Cristo não havia ainda sido consumado. (o véu do templo não havia sido rasgado) ,tanto que Jesus tambem ordenou ao homem que era leproso para apresentar-se ao sacerdote e fazer oferta pela purificação, conforme a Lei (Lucas 5:14).Então senhor Silas Malafaia dizer e ensinar que dizimo deve ser praticado pela igreja que estar vivendo no novo concerto é no minimo um atentado contra a verdade e vai contra o esinamento da Graça que diz que tudo já foi pago.Então se sou obrigado a dar o dizimo porquê o Senhor Jesus falou aos fariseus, então é necessario tambem que eu me apresente ao sacerdote para cumprir a lei caso eu seja curado de lepra,pois o Senhor Jesus tambem falou que assim fosse feito como falou que os Fariseus tambem dessem o dizimo da hotela,cominho e endro, veja que o dizimo não era dado em dinheiro e sim em cereais e pecuaria nunca em dinheiro.Quem diria até voçe tá cego!!!! eu até tinha uma certa admiraçao por voçe!!! Desculpe a minha sinseridade,mas nada podemos contra a verdade e sim a favor da verdade.

  11. 11 Em outubro 6th, 2008, Giovanni Thaddeu disse:

    Muito se cita na Igreja o texto Malaquias 3, do versículo 8 ao 11. Mas nunca assisti a uma explanação aprofundada deste trecho bíblico no púlpito. Para quem Deus dirigiu esse texto? O que é a Casa do Tesouro? O que seriam “todos os dízimos?” e quem é o devorador? – Já ouvi dizer que a Casa do Tesouro é a Igreja, que o texto de Malaquias vale para os cristãos, que todos os dízimos deveriam ser entregues pelos dizimistas e que o devorador é um demônio. Porém, nenhuma destas assertivas tem base bíblica. O que fazer quanto a isto?

    1 – Para que grupo de Israel Malaquias é dirigido? Veja Malaquias 1:6; 2:2 e 2:7-8.
    2 – O que é a “Casa do Tesouro” na Bíblia? Veja Neemias 10:38.
    3 – Quem deveria levar os dízimos à Casa do tesouro? Ver em Neemias 12:44 e 10:38 novamente.
    4 – O que é o “devorador” na Bíblia? Ver em Levítico 11:22 e Joel 1:4.
    5 – O que são as “janelas do céu”? Ver em Gênesis 7:11 e 8:2.
    6 – Quem estava “roubando a Deus”? – Malaquias 2:7-8.

    Na NVI lemos “toda a vossa nação” (Ml 3:9) – Quando uma classe sacerdotal, que servia de mediadora entre Deus e os homens, estivesse contaminada, certamente toda a nação sofreria. No versículo 11 de Malaquias 3 vemos que Deus garantiu que a correta observância garantiria abundância de chuva (abrir janelas do céu) e proteção contra pragas da lavoura (devorador = gafanhoto). Assim, haveria fartura na produção agropastoril e a tribo de Levi não faria o que vinha fazendo: levitas roubando a melhor parte do dízimo dos dízimos (que deveria apresentar na casa do tesouro) e sacerdotes roubando a melhor parte das ofertas (que deveria ser queimada sobre o altar). Em Malaquias 3:8 vemos outros pecados sendo cometidos, inclusive o desvio de recursos para o órfão, a viúva e o estrangeiro. Se tu tens dúvida de que o alvo principal do livro de Malaquias era a tribo de Levi, por que será que Deus fala de maneira tão severa aos sacerdotes e levitas, se não eram eles os culpados? Fala em não aceitar os sacrifícios, em jogar esterco na cara deles, em fechar o templo, etc. É só ler o texto de Malaquias.

    Quando o dízimo de Abraão torna-se indefensável como argumento para dizimarmos hoje, alguns defensores do dízimo citam o texto de Mateus 23:23. Notem, porém, a quem estava sendo falado. Lembrem-se de que Jesus nasceu sob a Lei (veja Gálatas 4.4), e o Novo Testamento começa com a morte na Cruz e não em Mateus 1. O ministério terreno de Jesus deu ênfase em demonstrar a necessidade de uma Nova Aliança. Demonstrou ao jovem rico que guardar a lei não o aperfeiçoou espiritualmente. Demonstrou aos dizimistas fariseus que o ato de dizimar não os aperfeiçoou espiritualmente. Demonstrou ao povo a cegueira de seus líderes religiosos. Jesus não disse para não dizimarem porque o dízimo ainda vigorava. Mas já estava sendo entregue por puro formalismo e religiosidade, como hoje. A essência do ensinamento não estava sendo observada pelos escribas e fariseus, daí serem hipócritas. Notem também que Jesus refere-se a ervas usadas como tempero: alimentos. O dízimo sempre foi alimento na lei. Havia dinheiro circulando desde Gênesis (José foi vendido por seus irmãos por 20 moedas de prata). As ofertas depositadas na arca do tesouro eram em dinheiro, mas o dízimo, SEMPRE em alimentos. Para a Igreja, Jesus não deu este mandamento de dizimar.

    Quando é que começa, de fato, o Novo Testamento? O que é o Novo Testamento ou Nova Aliança?

    - A Aliança que Deus fez conosco foi através do sacrifício de Jesus Cristo. Antes de selar essa aliança, estava valendo a Antiga Aliança, ou Antigo Testamento.

    A Lei e os Profetas duraram (profetizaram) até João Batista. Este João foi o profeta que apresentou o Messias prometido a Israel. O Antigo Testamento preparou o caminho (serviu de aio) até Cristo. “Porque o fim da Lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê”. (Romanos 10:4). Jesus Cristo mostrou aos judeus a necessidade de um novo pacto, mais aperfeiçoado. Durante o seu ministério, Jesus falou muito aos judeus, indicando que a Lei não os aperfeiçoou espiritualmente e que a tradição ofuscou muito a essência dos ensinamentos da Lei.

    Por ter Jesus nascido sob a lei (Gálatas 4.4) vemos, nos Evangelhos, muitas vezes Jesus ordenando que se cumprisse o que determinou Moisés e mais algumas retratações da lei, na antiga aliança.

    Dessa forma, podemos observar muitas passagens que devem ser entendidas como período de transição entre o AT e NT, que muitos confundem com NT. Por exemplo:

    Em Lc 1.15 o anjo Gabriel consagra João Batista ao nazireado, conforme Nm 6.3.
    Em Lucas 2.21 Jesus é circuncidado obedecendo o disposto em Levítico 12.3;
    Em Lucas 2.22 Maria se purifica conforme estabelecido em Levítico 12.4;
    Em Lucas 2.23 os pais de Jesus oferecem o sacrifício prescrito em Levítico 12.6-8;
    Em Mateus 8.4 Jesus manda um leproso fazer o sacrifício prescrito em Levítico 14;
    Em Lucas 19.8 Zaqueu se submete duplamente à pena estabelecida em Êxodo 22.9;
    Em Mateus 17.24 Jesus paga o imposto estipulado em Êxodo 30.11-16
    Em Mateus 26.17 Jesus e os discípulos cumprem o requerido em Êxodo 12.1-27.

    Vemos então que enquanto Jesus vivia, a Lei Mosaica estava em vigor. Como entender Mt 8.4, onde Jesus ordena a apresentação de um sacrifício de animal ao que havia sido curado de lepra? É necessário que façamos isto hoje? Evidentemente que não. Da mesma forma, quando, em Mt 23.23, Jesus ordena aos fariseus que dessem o dízimo do cominho, da hortelã e do endro, devemos entender que eles estavam debaixo da mesma aliança mosaica que obrigou o leproso a cumprir o ritual de Levítico 14.

    O Novo Testamento (Nova Aliança, Novo Pacto, Novo Compromisso) começa com a morte de Jesus Cristo na Cruz do Calvário; quando o véu se rasgou. Antes do sangue de Jesus Cristo ser derramado na cruz, o pacto vigente era o Antigo Testamento. Jesus em seu ministério antes da cruz, mostrou ao povo a necessidade de um melhor pacto com Deus. Demonstrou ao jovem rico que guardar a lei não o aperfeiçoou espiritualmente; demonstrou aos fariseus e escribas que dizimar não os aperfeiçoou espiritualmente; demonstrou às autoridades religiosas a sua cegueira espiritual.

    Cumprir uma tarefa significa concluir uma tarefa. A Lei foi cumprida por Cristo. A Lei apontava para Cristo, serviu de aio (condutor) até o Messias. Chegado o Messias, a lei já não tem mais função. Mas o Novo Testamento só pôde ter início com a morte de Jesus Cristo na cruz.

    Marcos 14:24 “E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que por muitos é derramado.”

    Deus faz alianças. Fez uma com Noé. Fez outra com Abraão. Fez outra com o povo de Israel no Sinai. Fez conosco (gentios), por Jesus Cristo. A aliança com Abraão não tinha como mandamento o dízimo, mas sim a circuncisão. O dízimo dado a Melquisedeque foi voluntário. Além de voluntário, foi dado uma única vez. Além de voluntário e dado uma só vez, foi a partir de despojos de guerra. Além de tudo isso, os outros 90% Abraão devolveu ao rei de Sodoma. O QUE TEM ESSE DÍZIMO A VER COM O QUE SE DÁ TODO MÊS NAS IGREJAS?

    A aliança que Deus fez com ISRAEL no Sinai tinha como ordenança a prática de dizimar. Era a base de sustento do sacerdócio levítico e também promovia a justiça social (Deuteronômio 14:23-29). Peço atenção especial ao último versículo deste texto indicado. A promessa de prosperidade estava CONDICIONADA ao fato de o dizimista abençoar a vida do pobre e do deserdado. Era a condição para a bênção divina. Apenas os LEVITAS e os POBRES tinham autoridade para receber dízimos. MAIS NINGUÉM, nem os sacerdotes. O QUE TEM ESSE DÍZIMO A VER COM O QUE SE DÁ TODO MÊS NAS IGREJAS?

    Malaquias foi escrito dentro do contexto do Pacto do Sinai. É o último livro do Velho Testamento. Quem quiser realmente compreender o texto de Malaquias deve ler Neemias e Esdras, seus contemporâneos. Em Neemias encontra-se muito mais sobre dízimo do que em Malaquias.
    Havia turmas de sacerdotes e levitas que serviam no templo. Cada turma ficava uma semana no templo. Os dizimistas entregavam dízimo aos levitas e esses, por sua vez, separavam o dízimo dos dízimos (que tinha que ser a melhor parte dos dízimos recebidos por eles) e levavam a uma câmara do templo, chamada casa do tesouro, onde eram depositados os mantimentos (alimentos) para o sustento da turma da semana no serviço do templo. Acontece que os levitas não entregavam o melhor muitas vezes. E os sacerdotes não queimavam a melhor parte das ofertas que eles recebiam, conforme a lei e ainda roubavam alimentos. Havia, desta forma, grande desleixo e irresponsabilidade.

    “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro” foi escrito para os levitas, pois a eles somente cabia levar dízimos a essa câmara (Neemias 10:38). DEUS NUNCA MANDOU O DIZIMISTA TRAZER DÍZIMO À CASA DO TESOURO. E, como vimos, a casa do tesouro não era o templo, muito menos é hoje o prédio da congregação, mas um depósito apenas. O QUE TEM ESSE DÍZIMO A VER COM O QUE SE DÁ TODO MÊS NAS IGREJAS?

    Quem teria a autoridade espiritual de receber dízimo hoje? A viúva, o órfão e o estrangeiro (Deuteronômio 14:29) – o pobre recebia dízimo no Antigo Testamento. Hoje, quem tem pouco ainda é obrigado a tirar 10% pois senão estará “roubando de Deus”. Que covardia! Que infâmia! Na ausência do templo e do serviço levítico no templo, resta hoje apenas a outra categoria de pessoas com autoridade para receber dízimos: o órfão, a viúva e o estrangeiro (ou seja, os pobres e necessitados).

    Dízimo é para pagar contas?

    Por que alguns entendem que uma igreja não sobreviveria hoje somente com ofertas? Por que alguns entendem que oferta é necessariamente menos do que 10% da renda mensal?

    Vimos em Atos que as ofertas podem ser muito mais do que 10%, quando os membros da igreja têm compromisso com missões e caridade. Mas o dízimo era, no passado, usado para construção, reforma e aquisições para o templo? Não, pois não se tratava de dinheiro, mas de alimentos para o levita, o órfão, a viúva e o estrangeiro peregrino (Deuteronômio 14:28-29). A promessa de bênção ao dizimista veterotestamentário estava diretamente relacionada ao versículo 29. Basta conferir na sua Bíblia. Mas, então, como o templo foi construído e mantida a sua estrutura? De onde vinham os recursos para a construção?
    Resposta – Da mesma fonte dos recursos da construção do tabernáculo, em Êxodo: das ofertas voluntárias.

    Muitos confundem dízimo com primícias e ofertas. “Honra ao Senhor com as primícias de tua renda” não se referia ao dízimo. A viúva que depositou duas moedinhas na arca do tesouro, e que recebeu elogio de Jesus, estava ofertando e não dizimando. Ofertas podiam ser em dinheiro, dízimo, porém, apenas em alimentos.

    Se numa aliança menos perfeita, os dízimos eram para o sustento dos deserdados, dos pobres e dos necessitados, hoje, em uma aliança melhor, teriam uma destinação menos nobre?

    Muitos interpretam erroneamente a frase “abrir as janelas do céu” (ver o significado em Gênesis 7:11 e 8:2) como uma promessa de Deus para a vida financeira. A observância do dízimo, pela justiça social que o mesmo produzia, era a garantia de prosperidade para o povo de uma maneira geral, pois a terra produziria abundantemente. Observe atentamente que a promessa era diretamente relacionada ao cuidado com os pobres (Deuteronômio 14:29). Podemos afirmar que era a condição para a bênção. Só seria abençoado se abençoasse os pobres. E hoje? Preferirias tu teres teu tesouro na Terra ou no Céu, onde o gozarás eternamente? Porém muita gente se esquece de que levar ofertas até o altar tendo alguma coisa contra o seu irmão de nada aproveitará (Mateus 5:23-24). “Mande que façam o bem, que sejam ricos em boas ações, que sejam generosos e estejam prontos para repartir com os outros aquilo que eles têm. Desse modo eles juntarão para si mesmos um tesouro que será uma base firme para o futuro. E assim conseguirão receber a vida, a verdadeira vida” (1 Timóteo 6:18-19).

    PROMESSAS -> O justo será abençoado com saúde, prosperará e terá galardão mediante o auxílio amoroso e sincero ao pobre e ao necessitado.

    SALMO 41:1-3 / ÊXODO 22:21-25 / PROVÉRBIOS 19:17 / PROVÉRBIOS 22:9
    LUCAS 14:12-14 / 2CORÍNTIOS 9:9 / MATEUS 25:34-40

    EXORTAÇÕES -> Deus exorta àqueles que O amam a cuidar do pobre e do aflito.

    DEUTERONÔMIO 15:4-11 / DEUTERONÔMIO 24:14-15 / PROVÉRBIOS 14:31 / TIAGO

    JUÍZOS -> Conseqüências para os que desprezam ou maltratam os desamparados.

    JÓ 20:15-21 / PROVÉRBIOS 21:13 / PROVÉRBIOS 28:27 / MATEUS 25:41-46 / TIAGO 4:3

    A segunda parte do pacto com Abraão ordena: “Sê tu uma bênção” (Gênesis 12:2).

    Quando surgiu o dízimo na igreja cristã?

    Você sabia que o dízimo foi cobrado pela igreja só depois de 500 anos da partida de Jesus?
    Foi introduzido, embora com pouco êxito inicial, no Concílio local de Mâcon, no ano 585. Apenas uns duzentos anos após isso é que ganhou força, passando a ser considerado tributo obrigatório à Igreja Católica (por Carlos Magno, de 777 d.C). Portanto, para aceitarmos a prática do dízimo, principalmente com o grande desvio de finalidade como vemos hoje, teremos que desprezar o estudo da Bíblia e também a história da Igreja, incluindo os apóstolos e os líderes dos primeiros séculos da história do Cristianismo.
    “Os que possuem alguma coisa e queiram, cada um conforme sua livre vontade, dão o que bem lhes parece, e o que foi recolhido se entrega ao presidente. Ele o distribui a órfãos e viúvas, aos que por necessidade ou outra causa estão necessitados, aos que estão nas prisões, aos forasteiros de passagem, numa palavra, ele se torna o provedor de todos os que se encontram em necessidade.” (JUSTINO MÁRTIR, 100 A 165 d.C.).

    Atos 15:5-11. (dízimo, além de nunca ser dinheiro, é Lei Mosaica).
    2Coríntios 9:7. (se pré-estipular não é conforme propõe no coração, nem é livremente, nem é sem constrangimento, mas por “medo de estar roubando a Deus” e por “medo do devorador”).
    Hebreus 7:11-22 (dízimo era base de sustento do sacerdócio levítico e este falhou miseravelmente).

    Hoje, infelizmente, a religiosidade desviou a sua finalidade inicial, sendo recolhido e aplicado para fins diversos. Além disto, restaurou-se em boa medida a força da Lei e suas maldições, numa clara afronta à Graça. Também é utilizado dentro do âmbito da famigerada teologia da prosperidade, servindo para introduzir sementes de ganância e egoísmo no meio da congregação dos crentes. Fiquemos, pois, com a simplicidade do Evangelho, nas palavras de Tiago 1:27: “A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo”. Amém.

    “Porém agora estamos livres da lei porque já morremos para aquilo que nos mantinha prisioneiros. Por isso somos livres para servir a Deus não da maneira antiga, obedecendo à lei escrita, mas da maneira nova, obedecendo ao Espírito de Deus (Romanos 7:6).

  12. 12 Em outubro 10th, 2008, LeLê- Brasil Novo-pa disse:

    Admiro muito o Pastor Silas, ele é um instrumento valioso que Deus colocou no mundo para transmitir o Evangélho do reino de forma limpa e transparente,e com as sábias palavras que Deus coloca na boca dele através do Espirito Santo já conseguiu ganhar muitas almas pra cristo, que bom seria se todos os cristãos transmitissem de forma tão limpa e baseada na Biblia a palavra de Deus como o Pastor Silas o mundo seria uma benção e Deus estaria muito Feliz, como está por todos os pastores honestos com Silas que só engrancem a existencia daquele que morreu na cruz pra nos salvar. Concordo com tudo que o Pastor Silas disse, porque ele honra jesus não distorcendo o evangelho como muitos falsos profetas fazem mundo a fora. Parabéns! pastor silas… Deus abençoe seu ministério…aceitei Jesus na minha vida, assistindo seus programas na televisão, através das suas abençoadas pregações que nos leva a conhecer realmente toda a verdade sobre o evangélho, hoje tem orgulho de ser membra da igreja de Deus no Brasil, sou pernambucana, mais moro a 10 anos aqui na cidade de Brasil Novo-oeste do pará, na região da transamazônica. Sou feliz,pago certinho os meus dizimos, e Deus mais e mais tem abençoado a minha vida. COMO CRISTÃO TEMOS QUE AJUDAR A MANTER O NOSSO TEMPLO PRA QUE A PALAVRA DE DEUS SE ESPANDA MAIS E MAIS E QUE MUITOS SE LIBERTEM DO PEGADO ENTREGANDO SUAS ALMAS A JESUS….amém e amém…DEUS É FIEL

  13. 13 Em outubro 11th, 2008, JOSE CARLOS DE LIMA disse:

    gostaria de recebernovos comentarios e email edificantes dos irmaos em cristo jesus. principalmente comentarios sobre
    a tao citada polemica do dizimo/ lei ou graca.
    que a PAZ DO SENHOR SEJA COM TODOS QUE BUSCAM O ENTENDIMENTO DO SENHOR JESUS

  14. 14 Em outubro 13th, 2008, goncalves gomes disse:

    É lamentável que pessoas com mal carácter usem da palavra de DEUS para benefício próprio saciando seu ventre.O amor ao dinheiro leva à perdição e muitos tem aniquilado a fé caindo em trevas ao buscarem também esse caminho.
    Hipócritas não sabem o que está escrito na carta aos hebreus: Moises sendo da tribo de Levi, proferiu ordenanças que por DEUS foram dadas ao cumprimento do sacerdócio levítico, mas a esse sarcedócio edificado por Jesus Cristo que agora participamos pertence a tribo de Judá, acerca destas coisas Moises não proferiu.
    Mas os fundamentos da igreja de DEUS que são os apóstolos disseram para cumprimento do sacerdócio de Jesus Cristo: no primeiro dia da semana cada um de vo´s ponha de parte o que puder ajuntar, conforme sua prosperidade, dando com amor aos santos necessitados, tendo vós o coração puro não exercitado na avareza e não sejam altivos esperando alguma coisa em troco, como vemos hoje em muitas igreja “a cobiça pelo dinheiro e o fato de receber o dobro de volta”. Este já aniquilaram sua aliança com DEUS são filhos da maldição seu deus é o próprio ventre. Tais obras eu reprovo pelo evangélio de Jesus Cristo.

  15. 15 Em outubro 26th, 2008, Maria disse:

    Só uma observaçao…nunca vi nenhum padre aparecer nos jornais e na tv com dinheiro na cueca, falsificando documentos de compra de emissoras, com masoes em campos do jordao avaliada em 6 milhoes de reais. Jatinhos particulares muito menos com processos por sonegaçao fiscaledir macedo ficou preso, R.R. Soares e familia presos fora do país isso tbm esta na biblia???…incentivo ao dizimo esta na biblia concordo.. mas o que fazer com ele vai da indole de cada um ! Essa eh a diferença entra os evangelicos e as outras religioes. Ai cada um segue os que acharem melhores..

  16. 16 Em novembro 21st, 2008, josé jorge ferreira disse:

    21-11-08 é de suma importancia esse espaço dando oportunidade para os internautas expressarem suas opiniões, em relação ao dízimo,, claro que os pastores cobram desordenadamente, o interesse dos pastores em pregar o evangelho, é reconhecido por qualquer racional, como serviços prestados a DEUS, com interesses exclusivos voltados para o bem estar social, e espiritual de todos os homens, porém eles vascilam, no que diz respeito aos dízimos,, ensinam errado mais ou menos como Abrão, que recebeu a promessa de uma geração saindo dos seus lombos,, e ele acreditando na promessa de DEUS. logo quiz Ismaajudar a o SENHOR. aceitou a proposta de satanás, e coabitou com Agar, sua empregada, que deu a luz ao filho de abraão, chamado Ismael, hoje os pastores, estão na mesma posição de Abraão, tem que pregar o evangelho, é ordenança de DEUS, isso é verdade, tem que ser feito, mas eles querem dar uma ajudinha, ao todo poderoso, como se o senhor precisasse de ajuda humana, e entram no pecado da arrecadação ilícita, como Davi entrou e foi severamente punido, ll samuel 24 e l cronicas 21 com o pretexto de contar o povo, somente pela lei que havia em israel de cobrar meio siclo de cada pessoa contada, mas só no caso de praga no meio do povo, DEUS assim havia instituido, o nem alforges, de Jesus eles não querem nem refletir sobre isso, a maneira que malaquias apareceu no cenário, profético de ISRAEL eles não querem nem saber,
    DEUS nunca precisou de arrecadadores para concluir sua obra , no tempo certo ele faz tudo como bem lhe apraz, os judeus voltaram na hora certa por leis promulgadas por reis, usados por DEUS para realizar o seu intento, se os pastores tivessem fé, e fossem homens verdadeiramente, poderosos na horação, eles orariam pelas autoridades e certamente seriam tocados por DEUS, e criariam leis para facilitar a pregação do evangelho, mas ao contrário disso, vemos lideres, em comum acordo com políticos, para que consigam aprovações para continuarem enganando o povo com aprovação das leis vigentes no pais, isso está nos vídeos, aqui pela internet, e brigando entre si trocando acusações querendo cada um se promover, em cima do erro ou suposto erro do outro, quer mais audiencia, quer mais poder, esquecem que Jesus foi avisado pelos dissípulos que havia pessoas indígnas pregando em nome dele, a resposta: deichem-nos, eles são por nós e não se revoltarão contra nós, porém o sábio Paulo, em sua inspiração divina, disse: o evangelho tem que ser pregado, não importa se por inveja, porfia, ou mercenarismo, e vemos que as trez coisas estão no cenário dos pregadores atuais,, blz, abram a porta do céu para seus adeptos, e engordem o suficiente com a gordura de suas ovelhas, e depois demasiadamente gordos, certamente não conseguirão entrar na porta do céu, qué é segundo o ensinamento do DEUS maravilhoso, príncipe da paz, é apertada, desculpas sinceras aos homens de DEUS que estão fazendo a coisa certa, porém com artifícios do demõnio, sem perceberem o mal que fazem pra si mesmo..

  17. 17 Em dezembro 17th, 2008, Afonso Alberto Silva disse:

    Nem vocë, malafaia, nem o reitor e nem os pensamentos segundo a eficëncia de satanas que é derramado no meio do povo de Deus. Mas sim e unicamente o ensinamento de CRISTO JESUS O MESSIAS E A DIREÇÃO DO ESPIRITO SANTO. Espirito Santo, este sim só o conhece aquele que nasceu de novo e provavelmente nem voce (malafai)que se diz representante de Deus, nem a (icar)com seus conhecimentos bestiais e suas adoraçõe, o conhece! Aceite a Jesus, tenha um novo nascimento, e então o Espirito Santo te conduzirá. Há não conduzirá somente voce ”malafaia”, mas todos aqueles que estão nas garras de satanas. Este é um recado de Deus! receba o!

  18. 18 Em fevereiro 9th, 2009, Fábio Câmara disse:

    Graça e Paz irmão, me envie seu contato. Gostei de sua visão acerca do dizimo.

  19. 19 Em março 25th, 2009, Elaine disse:

    Que a paz esteja convosco.
    Uma pergunta Pastor Silas .Gostaria de saber se sou uma comerciante como deverei dar os 10% sobre o bruto ou o líqyuido de minhas vendas?Jesus abençoe .Preciso dessa resposta urgente.Amém.

  20. 20 Em março 28th, 2009, Andreia disse:

    Graça e paz amados…
    Bem…todos as vezes que dizimo, agradeço ao Espirito Santo pelo entendimento que ele me dá a respeito dos dizimos. Creio que muitos cristaos estao preocupados em cumprir a lei e os mandamentos para garantirem sua salvaçao.Mas se esquecem do proposito de Deus ao nos chamar:" Semos uma familia onde Jesus seria nosso irmao, o primogenito, o primogenito de muitos outros filhos." Em romanos vemos isso claramente Rm 8:29 por exemplo. Fomos chamados para formamos uma familia, onde Deus é nosso Pai.

  21. 21 Em março 28th, 2009, Andreia disse:

    …Devemos obediencia a Ele. Nao estamos mais sobre o jugo da lei, pois atraves do sacrificio de Jesus fomos libertos desse jugo. Mas a lei foi criada para que o homem conhecesse ao Pai e soubesse como lhe agradar. Se voce dizima porque é obrigado, nao esta atingindo ao foco. Mas se voce dizima porque ama a Deus e quer cumprir a lei, nao para obter sua salvaçao, mas afim de que voce agrade o coraçao de Deus porque voce O ama, isso naum é mais uma obrigaçao, mas um prazer.O cumprimento da lei precisa ser vista dessa forma. E amados, nao estamos mais debaixo da lei civil e nem da religiosa. Mas do que se trata da moral de Deus, aquilo que agrada o coraçao de Deus, temos que observar e cumprir, por amor ao nosso Deus!!Se voce naum tem entendimento disso, ore..clame para que o espirito Santo lhe dê revelaçao a respeito disso. Porque se voce naum estiver disposto e aberto para que o Espirto Santo ministre isso no seu coraçao, nao adianta que nenhum homem fale a respeito disso com voce.

  22. 22 Em maio 5th, 2009, Giovanni disse:

    Graça e Paz. O meu e-mail é thaddeu@hotmail.com

  23. 23 Em agosto 24th, 2009, Daniel Grecco disse:

    Só que tem um detalhe, o manamento da santa igreja Católica pede que contribuamos segundo nosso desejo, ou seja a pregação do sacerdote é de que seu dizimo pode ser até de um centavo, a igreja católica ñ estipula em ipotese alguma valores, agora esse Silas Malafaia, cujo a esposa sente uma dorzinha de barriga e vai aos EUA se tratar, fala muita asneira, primeiro ele tem que entender que nós catolicoa não adoramos imagem não adoramos Maria muito menos Santo nenhum, tem que estudar um pouco de teologia para entender o catolicismo, aliás ele deveria vender ser passat alemão 2009 e dar o $$$ aos pobres, lamentavel…..

  24. 24 Em novembro 25th, 2009, janaina prates disse:

    amado. Vc fala para Pr. Silas vender seu Passat e dar os $$$ aos pobres. O qto ao papa que se senta numa cadeira cravejada de ouro, não so as cadeiras mas suas torneiras, lavatórios, e muitas outras cousas que não temos nem idéia do que existe no Vaticano, e as terras que a Igreja Católica possuii, com o dinheiro de quem será que a Igreja Católica obtem td isso? com o seu! vc tem idéia de quão grande é rica esta Igreja? nada contra os amados irmaos católicos, mas peço que vc pesquisem a respeito da Igreja Católica, sua fundação, desde o primeiro papa, a história de cada um.

  25. 25 Em dezembro 3rd, 2009, carlos disse:

    silas malacheiadedinheiro dizimo e para tribo de levi e nao pra os dias de hoje voce so fala em dinheiro prosperidade riquesas materiais que jesus e esse eu nao entendo poque Jesus pregava a humildade a riquesa espilitual e mais Jesus nao nomeio os pastores para lidera a igreja e nao a base biblica para igreja mae e igreja central voces estao cada vez mais ricos Jesus nao falava de riquesa material enem os apostolos eles eram simples e humilde

  26. 26 Em dezembro 3rd, 2009, carlos disse:

    eu carlos lhe digo a palavra catora veio dos presbiteros cremente e inacio em 170dc o dizime reapareceu em 380dc e se tornou lei em 777 por carlos magno o primeiro papa apareceu em nao me lembro. silas malacheia so que didim$$$ $$$ $$$

  27. 27 Em dezembro 27th, 2009, rosemary disse:

    Que a paz esteja convosco.
    Uma pergunta Pastor Silas .Gostaria de saber se sou uma comerciante como deverei dar os 10% sobre o bruto ou o líqyuido de minhas vendas?Jesus abençoe .

  28. 28 Em dezembro 30th, 2009, GIOVANNI THADDEU disse:

    SE MALAQUIAS 3:10 TEM VALOR PARA NÓS, ENTÃO MALAQUIAS 4:4 AINDA ESTÁ VALENDO TAMBÉM? TEMOS QUE OBSERVAR A LEI MOSAICA COMO OS JUDEUS?

    E O QUE DIZER DE DEUTERONÔMIO 14:22-29 (PRINCIPALMENTE 28-29)…POR QUE O SILAS MALAFAIA NÃO ENSINA A DAR O DÍZIMO AOS POBRES?

  29. 29 Em dezembro 30th, 2009, GIOVANNI THADDEU disse:

    SILAS MALAFAIA FALA DE MATEUS 23:23 MAS NÃO FALA DE MATEUS 23:1-3. É PARA A GENTE TAMBÉM OBEDECER AOS FARISEU, MALAFAIA?

    QUEM ENSINA MALAQUIAS 3:10 TEM QUE LER MALAQUIAS 4:4 PARA VER O CONTEXTO. TEMOS QUE GUARDAR A LEI MOSAICA TAMBÉM, MALAFA?

    QUE TAL ENSINAR O DÍZIMO TRIENAL (COM PROMESSA E TUDO) DE DEUTERONÔMIO 14:28-29? VAMOS DAR O DÍZIMO TODINHO PROS POBRES!

  30. 30 Em fevereiro 2nd, 2010, rOBERTO disse:

    MALAFAIA SOU ANGLICANO E SOU CONTRA O DIZIMO…EM QUALQUER IGREJA … MAS O SENHOR PASTOR É UM DOS RESPONSAVEIS PELA DIFAMAÇÃO DA IGREJA… PORQUE VOCÊS SÓ FALAM EM DINHEIRO… DIZIMO É PROS JUDEUS NÃO PARA OS CRISTÃOS

  31. 31 Em março 8th, 2010, charles disse:

    sou servo de jesus cristo mas sou contra o dizimo pois estamos na graça e não na lei
    pis a lei ficou para os judeus nos somos getios concordo em ajudar os temblos para pagar agua, lus e limpeza e não para cigura pastor ou o que seja abiblia diz aque que não trabalha tambem nao coma, vai trabalhar preguisozo se for para pagar o dizimo então vamos viver na lei

  32. 32 Em março 27th, 2010, luiz disse:

    silas, edir, valdemiro,rr, stevam e tantos outros são estelionatários religiosos e querem costurar o veu que Jesus já rasgou.
    Eu não abro mão da graça.

  33. 33 Em maio 22nd, 2010, Wellington Fontes disse:

    Verdade é; Quem se “apoia” no N.Testamento para induzir outrem a serem dizimistas, tem poucos versículos,subsídios e argumentos… É dízimo? Sobre o dízimos? A favor do dízimo?… O Novo Testamento deixa a desejar…

  34. 34 Em junho 3rd, 2010, Elisabeth disse:

    Caro irmão.
    Agradeço por suas palavras , são bem claras e não deixam dúvidas a este respeito.
    Sinto que existe sempre uma presão para dizímarmos, e se não conhecermos bem a palavra caímos novamente na lei.
    Obrigado. Beth

  35. 35 Em junho 23rd, 2010, Giovanni disse:

    "No início, a igreja era um grupo de homens e mulheres centrados no Cristo vivo. Então, a igreja chegou a Grécia e tornou-se uma filosofia. Depois, chegou até Roma e tornou- se uma instituição. Em seguida, a Europa, e tornou-se uma cultura. E finalmente, chegou a América,e tornou-se business."
    Irmão Richardson Halverson

  36. 36 Em julho 16th, 2010, enilton disse:

    DUAS OBSERVAÇOES:CATOLICOS NAO SAO NOSSOS IRMAOS POIS AINDA SAO IDOLATRAS E ENGANADOS PELA MENTIRA RELIGIOSA E VAMOS DEIXAR DE ACOMODAÇAO E LER A BIBLIA SEM ESPERAR “NA BOQUINHA” AINTERPRETAÇAO DE PASTORES OU QUEM QUER QUE SEJA

  37. 37 Em agosto 5th, 2010, VANDERMFARIAS MENDES disse:

    assim como jesus com todo direito que tinha,como rei,rico dono do ouro,prata se desfez de toda autoridade celestial,habitou como homem humilde,ou voce acha se jesus quisesse,poderia mandar os discipulos pegar a melhor carruagem?pegou um jumento animal que nao tinha valor,porque quem andava eram os probes daquela epoca.paulo,pregou o evangelho,imitou jesus assim como o seu mestre jesus deichou exemplo,sede meus imitadores assim como eu fui de CRISTO,JESUS,usou as coisas hulmides deste mundo,nao usou do direito que tinha por amor ao evangelho,Cristo veio combater esse sistema capitalista,mercenario,avarento pois o dinheiro e a raiz de todo os males,o dinheiro e maldito mas o suor do meu trabalho e bençoa,Paulo nao usou deste direito ,na igreja de corintios ele fala sobre este direito,mas se pegarmos as referencias ele nao quis ser pesado,por amor ao evangelho,pregou de graça o evangelho,possivelmente o que aconteceu na igreja de corinto,hoje esta acontecendo com a igreja tantas interrogacoes,a respeito de dizmo e oferta.Paulo quando chegava nas cidades escolhia disciplos cheio do espirito santo,para arrecadar para os probes,orfoas viuvas necessitado.Jesus santo sem pecado se fez pecador,nao usou dos direito de filho do rei,nao usou desses direito por obediencia ao amor do pai ao ser humano.Muitos estao usando destes direito tem impedido muitos de ser salvos,porque se Paulo nao usou desse direito,ja esta assim, imagine se ele estivesse usado?uma empregada domestica,um gari,um professor,etc sao dignos do seu slario?mas se ele nao vai,cumprir suas obrigaçoes!uns vao ser discontado o dia de trabalho,outros vao ser demitidos,certo,se o pastor nao vai atras das ovelhas!nao soua a camisa,nao visita,um doente nao vai atras da ovelha perdida,fica em casa,ou no pulpito televisionado fazendo de vós meio de negocio,diz que o sofrimento e a falta do librarismo,o dar com lberaridade,aonde que tem na biblia?se Deus diz que mizericordia quero e nao sacrificio,que jesus nao quer oblaçoes e nem scrifico mas corpos mim preparastes;em HB7,por amor ao evangelho,as almas Paulo evitou cobrar dizmo oferta mas os irmaos viam a necessidade de Paulo e dava,pelo visto quando ele ia exortar a igreja em algum lugar,uns davam porque viam a necessidade do Paulo outros ou alguns nao davam,mas anunciou de graça para nao ser pesado como alguns hoje estao sendo pesados,comentados,como você rr sm vld edm mf outros e outos parecem um bando de famitos eles devem ter sede da justiça de Deus,ainda dizem que e para o reino,contribuir com seu aluguel cada nome de campanha tem um valor estipulado,cada simbolio mistico tem um preço.Jesus ensinou para os discipulos nao levarem nada,nem alfoge nem ouro nem prata,precisamos LER A BIBLIA capitilo por capitulo,versiculo por versiculo,referencia por referencia a unçao de DEUS e que e vedadeira,o preço do pecado e o sangue de JESUS,cura fisica ELE ja levou todas as enfermidades,casa carro,emprego ,suor do teu rosto,chama trabalho!adminstrar o do meu suor,ou VC acha que colocar a biblia debaixo do braço,pegar o carro ligar,ir para uma tv,um templo,e a ovelha perdida se estas estao no aprisco,e ceara que e grande,hospital favela,periferias,hotel…e façil pegar aviao,nao enfrentar fila,aviao atrazar,carro quebrar,tempestades,perseguiçoes adversidades,prisao,se fosse hoje PAULO teria todo esse direto de mordomia mas ele iria de modo mais simples,converteria almas ao sr JESUS alamas conciente do que e sofrer pelo evangelho,noçao do que e ceu e inferno,mas o que falam hoje e as necessidades materias de um povo que a alma geme sao voces condutores cegos nao vao e impedem a muitos de entrarem,julgo segundo a reta justiça se nao fosse assim JESUS nao advertia,acautelai vos dos falsos profeta,paulo fala tambem acautelai-vos,seguem a sâ doutrina usam argumento para quem tem argumento humano, mas prara quem tem a biblia VAMOS LEEM A BIBLIA MEDITAR NA BIBLIA COMER DESTA PALAVRA se alimentar desta palavra nao podemos perder o proposito de DEUS para salvaçao do homem,tudo me e licito mas nem tudo convem que eu faça por amor a CRISTo PAULO sofreu as perdas de todas essas coisa pela excelencia de conhecimento de CRISTO,VOCE PODE USAR DOS SEUS DIREITO?quando percebe que como pregador pode conduzir muitos ao inferno onde esta o amor as alamas,amor a palavra amor a Deus ao Filho ao Espirito santo,o temor gera respeito obdiencia,acima de tudo esta o amor!!!!!!!LEIA A BIBLIA,POR FAVOR :

  38. 38 Em setembro 24th, 2010, José Marcos disse:

    Também acho que o dízimo é algo da Lei de Moisés, portanto dízimo é somente para judeus e não para os cristãos, afinal Jesus morreu para nos livrar da Lei.

  39. 39 Em setembro 25th, 2010, José Paulo Pedro de lima disse:

    o Dizimo hoje é doutrina de homens!

    . A final de contas, quem inventou esse dízimo de dinheiro? No sexto século depois da morte de JESUS, a igreja católica romana do Papa inventou um dízimo de dinheiro[1]. No início era algo voluntário para sustentar o novo governo que se estabeleceu na Terra. Esse novo governo usou o nome de igreja.

    Anos depois da invenção desse negócio, o dízimo de dinheiro já não era suficiente como uma doação voluntária para a igreja. Assim foi que no ano de 785 depois de CRISTO, o rei Carlos Magno, zeloso católico, criou esse dízimo[2] praticado pelas igrejas até aos dias de hoje.

  40. 40 Em outubro 4th, 2010, cidinha lima disse:

    sou dizimista e concordo com os ensinamentos do pr silas,pois já tive em situação de naum ter um pão para comer ,depois que passei a separar o dizimo,minha vida começou a prosperar financeiramente,hoje graças a DEUS, vivo em abundancia,pois fiz prova dele e ele me respondeu com a multiplicação,aonde nós tocamos , DEUS nos abençoa
    Eu agradeço a DEUS por repreender o devorador na minha vida,por abençoar a minha familia ,por proteger os meus negocios e cuidar da minha saude…obrigado meu DEUS…

  41. 41 Em outubro 16th, 2010, José Paulo Pedro de lima disse:

    Parte 1:
    Era a Intenção de Deus que as Leis do Velho Testamento Vigorassem em Nossos Dias?
    Introdução
    No Velho Testamento, encontramos muitos mandamentos que não são achados no Novo Testamento, tais como o sábado do sétimo dia, o sacrifício de animais, o sacerdócio levítico, a circuncisão, os dias santificados especiais, a queima de incenso, o dízimo e a música instrumental, na adoração.
    Muitas pessoas estão confusas sobre se temos ou não, hoje em dia, que obedecer a estes mandamentos do Velho Testamento. Pessoas que acreditam que deveríamos guardá-los, freqüentemente discordam entre si sobre quais leis devemos guardar. Para agradar a Deus e para sermos unidos religiosamente, temos que determinar se alguma das leis do Velho Testamento, se aplica a nós, atualmente. O propósito deste estudo é entrar nessas questões.
    Vamos considerar algumas perguntas introdutórias:
    Deus quer que as pessoas, hoje em dia, obedeçam a todos os mandamentos
    que ele já deu?
    As pessoas, às vezes, acreditam (ou argumentam como se crêem), que temos que praticar, hoje em dia, tudo o que Deus já ordenou na Bíblia. Mas considere uns poucos exemplos:
    A arca de Noé (Gênesis 6:13-7:5) – Deus fez com Noé uma aliança (6:18), que continha mandamentos que Noé deveria obedecer (6:22; 7:5). Depois do dilúvio, Deus prometeu que jamais tornaria a destruir toda a carne por meio de água (9:11-17). As pessoas, hoje em dia, têm que construir arcas?
    Circuncisão (Gênesis 17:9-14) – A circuncisão foi tanto uma aliança como um mandamento, dado por Deus a Abraão e seus descendentes (veja 21:1-4; Levítico 12:3). Mas este mandamento já não mais se aplica (I Coríntios 7:18-20; Gálatas 5:1-8; 6:12-16).
    Sacerdócio levítico (Êxodo 40:12-16; 29:1-9) – Sob a aliança feita no Monte Sinai, Deus ordenou que somente Arão e seus descendentes servissem como sacerdotes (Números 3:10; 18:1-7; 16:40). Mas hoje, Jesus é o Sumo Sacerdote, embora ele não tivesse sido um descendente de Arão. Isto prova que houve uma mudança na lei (Hebreus 7:11-18; I Pedro 2:5,9).
    Sacrifício de animais (Números 15:1-6) – Através de todo o Velho Testamento, Deus ordenou que as pessoas oferecessem sacrifícios de animais (veja Gênesis 4:1-5; Levítico 1-7). Mas hoje, Jesus é o nosso sacrifício perfeito. Os sacrifícios de animais cessaram porque não são mais necessários (Hebreus 10:1-18).
    Dias santificados (Êxodo 12:1-28; 13:3-10; Levítico 23) – Deus ordenou que Israel guardasse vários dias festivos santificados, mas nós não devemos guardá-los (Colossenses 2:14-17; Gálatas 4:10,11). Note que, quando Deus manda que certo dia seja um dia santo de descanso, ele pode posteriormente mudar a ordem e não mais exigir que os homens o guardem.
    Não podemos negar que Deus tem dado leis diferentes para diferentes povos, em tempos diferentes. Deus é o mesmo ontem, hoje e sempre (Hebreus 13:8), mas isto se refere ao caráter e à natureza de Deus, e não às suas leis para os homens. Os trechos das Escrituras examinados provam que o próprio Deus tem
    feito mudanças nas leis que tem dado ao povo.
    Por que estes mandamentos não mais obrigam o povo?
    Há, pelo menos, duas razões possíveis para que não sejamos obrigados a obedecer a um mandamento dado por Deus:
    1. Deus deu alguns mandamentos a determinados indivíduos ou grupos, sem nunca querer que se aplicassem a todas as pessoas, em todos os lugares. Exemplos óbvios são: o mandamento para Noé construir a arca, o mandamento a Abraão para sacrificar seu filho e o mandamento a Abraão e seus descendentes para circuncidar todos os ho-mens (Veja Romanos 3:19).
    Se Deus queria que alguns dos seus mandamentos fossem limitados a certas pessoas, mas tomamos estes mandamentos e os aplicamos a outras pessoas, a quem ele jamais quis que se aplicassem, então não estamos demonstrando fide-lidade a Deus, mas, isto sim, estamos pervertendo sua vontade!
    2. Deus deu alguns mandamentos para servir a um propósito temporário. Quando eles cumpriram seu propósito, não foram mais necessários, então Deus os retirou. Exemplos disto são o sacerdócio levítico, o sacrifício de animais e a circuncisão. De fato, isto se aplica a todos os exemplos previamente mencionados.
    Queira notar que não estamos dizendo que as pessoas têm o direito de declarar que uma lei de Deus seja anulada, baseados simplesmente em sua própria autoridade. A questão é: qual a intenção de Deus a respeito de certos mandamentos? Se ele determina que a lei se aplique a nós, somos infiéis se não a obedecemos. Mas somos igualmente infiéis se condenamos as pessoas por não seguirem uma lei quando, de fato, o próprio Deus não tenciona que essas pessoas sigam essa lei.
    A questão que estamos examinando é: Qual a intenção de Deus a respeito dos mandamentos do Velho Testamento em geral?
    ________________________________________
    ________________________________________
    Sem dúvida as leis reveladas no Velho Testamento foram decretadas pelo próprio Deus. Do mesmo modo, ele tem o direito de aplicar essas leis somente a certas pessoas e fazer com que essas leis cessem de vigorar no devido tempo em que ele resolver, como nos exemplos já estudados. O que a Bíblia diz de sua intenção a respeito destas leis do Velho Testamento?
    A intenção de Deus era que as leis dadas por meio de Moisés vigorassem somente para a nação de Israel.
    Os Dez Mandamentos foram dados somente a Israel.
    Deuteronômio 4:1 – Ao dar os Dez Mandamentos, Moisés disse que foram dados para Israel obedecê-los.
    Deuteronômio 4:44,45 – Eram leis, estatutos, etc, que Moisés dispôs diante dos filhos de Israel, depois que eles saíram do Egito.
    Deuteronômio 5:1,6 – Moisés falou ao povo de Israel e lhe deu os Dez Mandamentos para que ele os obedecesse. Deus o tirou da terra do Egito.
    Êxodo 34:27,28 – O senhor fez uma aliança com o povo de Israel, escrevendo nas tábuas as palavras da aliança, os Dez Mandamentos.
    1 Reis 8:9,21 – As duas tábuas de pedra contêm a aliança que o Senhor fez com os filhos de Israel, quando eles saíram da terra do Egito.
    Deuteronômio 4:7-13 – Nenhuma outra nação teve tão grande lei como os Dez Mandamentos.
    O sábado foi dado somente a Israel.
    Deuteronômio 5:15 – O povo de Israel (v. 1) era escravo na terra do Egito, Deus tirou-o de lá e ordenou que guardasse o sábado.
    Êxodo 31:13,16,17 – O sábado era o sinal entre Deus e Israel, tão certo como a circuncisão também o era (Gênesis 17; Romanos 4:11). Como poderia ser um sinal entre Deus e Israel se ele tivesse dado o mesmo mandamento a outras nações também? Se um homem desse anéis de noivado a várias mulheres, poderia um anel ser o sinal de seu especial relacionamento com sua esposa? (Veja Oséias 2:11, 1:10; Ezequiel 20:10-12).
    Hoje em dia o povo em geral não precisa guardar os mandamentos revelados através de Moisés, incluindo os Dez Mandamentos e o sábado, pela mesma razão que não precisamos construir arcas, como Noé, ou sacrificar os filhos, como Abraão. Deus não dirigiu esses mandamentos a nós.
    Deus removeu as leis do Velho Testamento porque elas já cumpriram o seu propósito.
    Estas leis vigoraram através das gerações de Israel.
    Deus disse que todas as seguintes práticas deveriam durar através das gerações de Israel.
    • Gênesis 17:9,10 – Circuncisão
    • Êxodo 12:14; Levítico 23:21,31, 41 – Dias festivos santificados
    • Êxodo 29:42; 30:10 – Sacrifício de animais
    • Êxodo 30:8 – Incenso
    • Êxodo 30:31 – Óleo para santa unção
    • Êxodo 31:13-17 – Observação do sábado
    • Êxodo 40:15; Números 18:23 – Sacerdotes levitas servindo no ta-bernáculo.
    Todas estas práticas dura-riam o mesmo tempo: através das gerações de Israel. Se algumas delas cessaram, então todas elas têm que ter cessado, desde que todas elas deveriam ter a mesma duração. Mas já provamos que muitas delas já cessaram, então todas devem ter cessado.
    Todas estas leis continuaram enquanto o relacionamento especial de Israel com Deus continuou e todas terminaram quando este relacionamento especial terminou. Ele terminou quando o evangelho entrou em vigor. Não há mais judeu ou gentio, no plano de Deus (Gálatas 3:28; Efésios 2:11-18; Atos 10:34,35; 15:7-11).
    Hebreus, capítulos 7-10
    7:11-14,18 – Como foi mostrado antes, a lei permitia somente sacerdotes da tribo de Levi. Ela, porém, predisse que Cristo seria um sacerdote, da tribo de Judá. Isto exigiu que a lei fosse mudada (v. 12) e revogada (v. 18). A própria lei indicava que isto iria acontecer.
    8:6-13 – Estes versículos citam Jeremias 31:31-34, que predisseram que Deus haveria de fazer uma nova aliança, diferente da que fez com Israel, quando os conduziu para fora do Egito. Cristo fez uma nova aliança; com isso a primeira envelheceu e desapareceu (v. 13). Novamente, isto cumpre a palavra de Deus no Velho Testamento e não a contradiz.
    10:1-18 – Os sacrifícios de animais oferecidos sob a primeira aliança não poderiam remover o pecado completamente. A morte de Jesus é o sacrifício da nova aliança e ela pode perdoar completamente. Assim, Cristo removeu o primeiro testamento e estabeleceu o segundo. Isto foi feito em harmonia com a vontade de Deus e não contra ela (v. 9,10).
    Isto explica o sentido pelo qual a lei era fraca e inútil: ela dizia aos homens que eles eram pecadores, mas não podia permanentemente perdoá-los (7:11-18; 8:6,7). Isto não significa que Deus se enganou ao dar a lei. Ela tinha um propósito, mas esse propósito era temporário. Quando veio a nova lei, a velha tinha cumprido seu propósito e não era mais necessária, por isso foi removida.
    Observe: o que foi removido foi a própria velha aliança, e não somente a condenação que ela trazia. O que foi removido foi a aliança e não somente as tradições humanas a respeito dela.
    2 Coríntios 3:6-11
    Como em Hebreus, a Velha Aliança (v. 14) é confrontada com a Nova (v. 6). A Velha era um ministério da morte, porque ela provava que o homem merecia a morte. Ainda assim, ela veio com glória. A Nova Aliança é um ministério de justiça e é mais gloriosa (v. 9).
    NOTE v. 11 – A que tinha glória (a Velha Aliança – v. 7) foi removida, de modo que a que tem mais glória (a Nova Aliança) possa permanecer. Note que o que foi removido não foi só a glória, mas o que era glorioso, o próprio Velho Testamento.
    Gálatas, capítulos 3-5
    Como em Hebreus, o resultado da lei foi que o homem ficou sob uma maldição, porque mostrava que os homens eram pecadores, porém ela não podia remover completamente a culpa (3:10; 2:16). Isto é confrontado com a salvação pela fé em Cristo, sob o evangelho (1:11,12; 3:26-28).
    3:24,25 – A lei foi um aio (tutor) para nos conduzir a Cristo. Mas, agora que a fé em Cristo chegou, não estamos mais debaixo do aio.
    Estar “debaixo” de uma lei significa estar sujeito a ela ou sob a obrigação de obedecê-la. Note 4:4,21 (veja I Coríntios 9:20,21; Mateus 8:9; Romanos 3:19). Não estamos só libertados da condenação da lei, mas estamos livres da própria lei, que foi o aio (veja 3:16,19).
    5:1-6 – Desde que não estamos mais sob a lei (5:18), a circuncisão não importa mais. Aqueles que seguem a velha lei estão submetidos a um jugo de escravidão, Cristo não lhes aproveita em nada e não é de nenhum efeito para eles. Eles estão decaídos da graça.
    Romanos 7:1-6
    Novamente, em Romanos, Paulo está confrontando o evangelho com o Velho Testamento. A lei mostrou aos homens que eles eram culpados do pecado (3:20,23). A lei trouxe condenação à morte (5:12; 6:23), mas não podia remover, permanentemente, a culpa. Não obstante, Deus não queria que todos os homens se perdessem, então Ele ofereceu o evangelho (1:16).
    7:2,3 – Ilustração: uma mulher está ligada ao seu esposo enquanto ele vive, e se ela casa com outro homem, ela é adúltera. Ela poderia se casar novamente, só quando seu esposo morrer.
    7:4-6 – Do mesmo modo, estamos mortos para a lei e libertados dela, bem como a mulher estava livre da lei do primeiro esposo (v. 2). Note que não estamos só livres da condenação da lei ou das tradições a respeito dela, mas estamos livres da própria lei (veja 6:14).
    E da mesma forma como a mulher poderia ligar-se a um segundo homem, estamos agora unidos a Cristo. Note que não devemos seguir ambos, o Velho Testamento e a lei de Cristo. Temos um segundo e novo testamento, exatamente como a mulher tem um segundo e novo marido. Tentar seguir ambas as leis, ao mesmo tempo, seria como a mulher ter dois esposos de uma só vez. Seria adultério espiritual!
    Efésios 2:12-16
    Antigamente, os gentios eram separados do relacionamento da aliança, gozado pelos israelitas. Por meio de sua morte, Jesus fez a paz entre os judeus e os gentios.
    Mas, para fazer isto, Jesus teve que abolir a lei dos mandamentos, que era uma parede da separação entre judeu e gentio. Ela tinha sido dada só aos judeus e, assim, representava sua posição favorecida. Para conceder favor aos homens de todas as nações, Deus teve que remover a lei (veja Gálatas 3:28; Atos 10:34,35; Mateus 28:19; etc.).
    Se colocarmos o Velho Testamento, hoje, em vigor novamente, estaremos construindo de novo a parede da separação, para cuja destruição Jesus morreu. Estaremos tentando derrotar a morte de Cristo!
    Colossenses 2:13-17
    Eis um paralelo com Efésios 2. Paulo diz aos gentios incircuncisos (v. 13) que não permitam que as pessoas os condenem por não guardarem a Velha Lei (v. 16). A razão é que Cristo cancelou o escrito de ordenanças e removeu-o inteiramente, encravando-o em Sua cruz.
    As leis do velho testamento, em geral, não estão mais em vigor hoje pela mesma razão que o sacrifício de animais, a circuncisão, etc. não vigoram mais. Deus as deu para cumprir um propósito. Elas cumpriram esse propósito, por isso Deus as revogou.
    Parte 2:
    Alguma Parte do Velho Testamento Vigora Hoje em Dia?
    ________________________________________
    Algumas pessoas concordam em que muitas leis do Velho Testamento não estão mais em vigor, mas ainda colocam em vigor algumas dessas leis. Alguns, por exemplo, ainda aceitam a autoridade do Velho Testamento para o Sábado, ou para o dízimo, ou para a música instrumental, etc. Consideremos esta abordagem.

    Consideremos algumas regras possíveis para determinar o que ainda está e o que não está mais em vigor.
    Aprendemos que a Velha Aliança cessou de vigorar. Isto inclui todas as práticas do Velho Testamento, a não ser que possa ser mostrado pelas Escrituras que Deus teve a intenção de que certas leis continuassem. É impróprio só afirmar, sem prova, que certas leis ainda estão em vigor e outras não estão.
    Consideremos algumas regras que as pessoas, às vezes, sugerem para se fazerem tais distinções:
    “Lei de Deus” X “Lei de Moisés”; “Lei Moral” X Lei Cerimonial”
    Alguns dizem que os Dez Mandamentos (incluindo-se o sábado) são a “Lei de Deus”, a “Lei Moral” (ou “Lei Espiritual”) e que estas ainda estão valendo. Mas os outros mandamentos do Velho Testamento são a “Lei de Moisés”, a “Lei Cerimonial”, e estas são as que foram retiradas. Contudo:
    Que prova existe, nas Escrituras, de que estas distinções entre as leis são válidas? Como sabemos se o que foi removido inclui somente a lei de Moisés ou a lei cerimonial, porém não a lei de Deus, etc.? Como sabemos quais leis estão incluídas na Lei de Deus ou na Lei Moral e quais leis não estão? (Note que as expressões “lei moral” e “lei cerimonial” não estão mencionadas em parte alguma da Bíblia).
    O sábado, por exemplo, foi um dos Dez Mandamentos, então alguns afirmam que ele é parte da Lei Moral de Deus e continua hoje. Porém ele também é repetido em outras partes do Velho Testamento, que não são os Dez Mandamentos (Êxodo 31:13, etc.), e está listado em trechos contendo leis que foram removidas (tais como Levítico 19:3,30; 23:1-44); então, porque isto não prova que o sábado foi removido, como parte da “Lei Cerimonial de Moisés”?
    E mais ainda, aqueles que continuam a praticar o sábado, usualmente tam-bém praticam o dízimo do Velho Testamento, a música instrumental e até leis dietéticas. Estas últimas não estão nos Dez Mandamentos, nem sua natureza é mais “moral” que outras leis “cerimoniais”, que foram abandonadas. Portanto, estas pessoas violam sua própria distinção.
    Na realidade, a Bíblia mostra que lei de Deus e lei de Moisés são só termos diferentes para a mesma lei, e que a lei de Deus incluía coisas que foram claramente removidas. Por exemplo:
    Neemias capítulo 8 refere-se a certo “livro da lei”, e o chama o livro da lei de Moisés (v. 1) e o livro da lei de Deus (v. 8,18). Deus ordenou-a por Moisés (v. 14), então ambos os termos se referem à mesma lei.
    Lucas 2:21-24,39 – A mesma lei é chamada a lei de Moisés (v. 22) e a lei do Senhor (v. 23,24,39). E esta lei foi um ritual de purificação, incluindo o sacrifício de animais, que foi claramente abandonado (veja Levítico 12:2-8). Daí, lei do Senhor é a mesma que lei de Moisés, e ela contém coisas que foram abandonadas.
    Em 2 Crônicas 31:2-4, a lei de Deus incluía o sacrifício de animais, luas novas e dias festivos.
    Não há distinção entre a lei de Deus e a Lei de Moisés. Era a lei de Deus porque ele a originou, mas era a lei de Moisés porque foi revelada através dele (Neemias 10:29). Do mesmo modo, em nenhum lugar a Bíblia distingue lei moral de lei cerimonial, dizendo que a lei moral continua. Toda essa distinção é uma regra feita pelo homem, que não tem a autorização de Deus (Mateus 15:9; Gálatas 1:8,9; 2 João 9-11).
    Leis dadas antes do Sinai e leis dadas no Sinai.
    Alguns dizem que Jesus aboliu as leis dadas no Sinai, mas que as leis dadas antes do Sinai continuam, incluindo-se a do sábado, que eles dizem ter sido dada na criação – Gênesis 2:2,3.
    De novo, onde diz a Bíblia que as leis dadas antes do Sinai ainda estão em vigor? De fato, há muitos mandamentos que sabemos não estarem mais em vigor, embora tenham sido dados antes do Sinai. Isto inclui o sacrifício de animais (Gênesis 4:4; 8:20; etc.), a circuncisão (Gênesis 17:9-14), a páscoa (Êxodo 12), e os animais imundos (Gênesis 7:2).
    Mais ainda, não há prova real de que Deus impôs o sábado aos homens desde a criação. Não há passagem mencionando Noé, Abraão ou qualquer outro dos patriarcas guardando o sábado. Ezequiel 20:10-12 diz que Deus deu a Israel o sábado como um sinal entre ele e seu povo, quando ele os guiou para fora do Egito, e Deuteronômio 5:15 diz que foi uma comemoração daquele acontecimento (veja Neemias 9:13,14; Êxodo 31:13-17). Como poderia ser um sinal entre ele e uma nação, se todos, desde a criação, tivessem o mesmo sinal? E como poderia ser uma comemoração de um acontecimento, antes que aquele acontecimento se realizasse?
    Gênesis 2:3 diz somente que o próprio Deus descansou no sétimo dia, e diz o PORQUÊ ele o abençoou e o santificou. Mas não diz QUANDO ele começou a exigir DOS HOMENS que o guardassem, nem QUEM foi mandado guardá-lo. Recorde-se de que isto foi escrito por Moisés, muitos anos depois que Israel deixou o Egito e lhes foi dado o sábado. Ele mencionou o sábado em ligação com a criação, de modo que os homens veriam o propósito disso, não necessariamente para dizer quando as pessoas começaram a guardá-lo.
    Leis eternas X outras leis
    Alguns dizem que o sábado deve ser guardado hoje, porque Êxodo 31:16,17 diz que ele deveria ser guardado “para sempre”, “perpétuo”.
    De novo, porém, esta passagem diz que o sábado era um sinal entre Deus e Israel, então por que exigí-lo hoje de outro povo? E esta lei “perpétua” exigia que as pessoas fossem mortas, como punição, por terem-na violado. Se esta lei estiver ainda em vigor hoje, ela tem que ser guardada do modo que ela manda guardá-la. Deixar de fazer assim é admitir que ela não está realmente em vigor nos dias de hoje.
    Os termos do Velho Testamento “para sempre” e “perpétuo” não significam, necessariamente, que essas leis não têm fim. Há muitas outras práticas que Deus disse serem “para sempre”, etc., mas que definitivamente têm cessado. São exemplos:
    A Páscoa (Êxodo 12:14)
    O incenso (Êxodo 30:8)
    Os dias festivos (Levítico 23:14,21,31, 41)
    O sacrifício de animais (Levítico 16:29-34; 6:19-30; 2 Crônicas 2:4)
    O sacerdócio levítico (Êxodo 40:15; 29:9,26-28; 28:40-43; Números 25:13; Deuteronômio 18:5)
    A adoração no Tabernáculo (Êxodo 27:21; 30:8; Levítico 24:5-9)
    A circuncisão (Gênesis 17:9-14)
    TODOS os mandamentos e preceitos de Deus (Salmos 111:7; 119:151,152,160).
    Se estas práticas cessaram, ainda que fossem “para sempre”, etc., porque não pode o sábado, do mesmo modo, ter cessado?
    “Para sempre”, nestas passagens, se refere ao que haveria de durar por um período de tempo indefinido: “duração de uma era”. O contexto de Êxodo 31:13,16 define melhor isto, para significar “nas gerações de Israel”. Esta expressão foi também utilizada para muitas das outras práticas e, anteriormente, já aprendemos que isso prova que essas práticas, incluindo-se o sábado, todas cessaram porque as gerações de Israel, como a nação escolhida por Deus, cessaram.
    Todos estes esforços para justificar o ato de colocar em vigor as partes do Velho Testamento, vão falhar. Esta conclusão será confirmada no decorrer do nosso estudo.

    Os versículos que já estudamos provam que toda a lei foi removida, incluindo-se os Dez Mandamentos.
    Hebreus, capítulos 7-10
    Jesus removeu a aliança que Deus fez com Israel quando ele os conduziu para fora do Egito (8:9; 10:9,10). Esta aliança é vista, aqui, como uma aliança, a primeira aliança (8:7,13; 9:1,15,18; 10:9). Não foram duas alianças, uma retirada e outra permanecendo. Mas o que esta primeira aliança incluía?
    Hebreus 9:18-20 – A primeira aliança era dedicada com sangue e incluía todos os mandamentos falados por Moisés. Êxodo 24:3-8 explica melhor e mostra que isto englobou todas as palavras que o Senhor disse (v. 3,4,7), incluindo-se os Dez Mandamentos, dados em Êxodo 20:3-17.
    Hebreus 9:1-4 – Esta aliança, que foi removida, incluía as tábuas da lei, que ficavam dentro da arca da aliança. Esta é uma referência clara aos Dez Mandamentos, que foram escritos nas tábuas da aliança – Êxodo 34:27,28; Deuteronômio 4:13; 5:2,22; 9:9,11.
    2 Coríntios 3:6-11
    A velha aliança iria “desvanecer” (desaparecer), em contraste com a nova aliança, que iria “permanecer”. Que aliança era esta que iria desaparecer? Era aquela que foi escrita e gravada nas pedras (v. 7). Mas os versículos citados há pouco mostram que esta era os Dez Mandamentos.
    E mais, esta é a lei que, quando Moisés a entregou, sua face brilhava tanto que ele teve que usar um véu (v. 7,13). Mas Êxodo 34:27-35 mostra que isto aconteceu quando ele entregou os Dez Mandamentos. Assim, a velha aliança que se encerrou incluía os Dez Mandamentos.
    Gálatas, capítulos 3-5
    A lei trouxe os homens a Cristo, mas não estamos mais debaixo da lei (3:24,25; 5:4). Que lei é esta?
    3:17 – Ela é a lei dada 430 anos depois da promessa a Abraão. Êxodo 12:41 mostra que isto se refere ao tempo quando Israel saiu do Egito. Daí, esta é a aliança – uma aliança – dada no Monte Sinai (Gálatas 4:24), que temos visto que inclui os Dez Mandamentos.
    3:10 – A lei significa “todas as coisas escritas no livro da lei”. Mas acabamos de mostrar, em Hebreus 9:18-20 e Êxodo 24:3-8, que isto incluía os Dez Mandamentos.
    5:3 – Se colocarmos em vigor uma parte da lei, seremos obrigados a guardar toda a lei. A lei é um todo. Não podemos tomar uma parte e deixar a outra. Temos que tomar toda ela ou nada. Se a tomarmos, decairemos da graça (5:2,3,4)
    Romanos 7:1-7
    Estamos desobrigados da lei, como uma mulher está liberada de um esposo que morre. É adultério espiritual praticar tanto a velha lei como a lei de Cristo, ao mesmo tempo. Mas, qual é a lei de que ficamos livres? É aquela que ordena “Não cobiçarás” (v. 7). Mas este é um dos Dez Mandamentos. Daí, a lei que foi removida inclui os Dez Mandamentos.
    Efésios 2:11-18
    Jesus aboliu a lei que era uma parede de separação entre o judeu e o gentio. Que lei era essa? Já vimos que ela era a lei dos Dez Mandamentos, que era uma parede entre o judeu e o gentio, desde que Deus a deu aos judeus, por causa da sua condição de favorecidos. Do mesmo modo, o sábado era um sinal da relação especial de Deus com Israel (Êxodo 31:13-17).
    Se Jesus tivesse deixado os Dez Mandamentos ou o sábado em vigor, ele teria deixado uma barreira entre judeus e gentios. Para atingir seu propósito, ele tinha que remover o sábado e os Dez Mandamentos, tanto quanto toda a lei do Velho Testamento.
    Colossenses 2:13-17
    Cristo cancelou o escrito de ordenanças. A qual lei isto se refere?
    2:16 – Uma vez que a lei foi removida, não precisamos guardar leis a respeito de alimentos, de dias santos ou do sábado. Desde que o sábado era um dos Dez Mandamentos, segue-se que todas as leis do Velho Testamento foram retiradas, incluindo-se os Dez Mandamentos e o sábado.
    Alguns afirmam, aqui, que “sábado” se refere aos dias de festas anuais, não ao sábado do sétimo dia, porque a palavra grega é plural. Embora em todas as passagens seguintes, “sábado” claramente se refira ao sétimo dia, ainda assim é plural no original: Êxodo 31:13; Lucas 4:16; 23:54; Atos 13:14; 16:13; Mateus 24:20; etc. Em Mateus 12:1-14 e Lucas 13:10-17, as formas plural e singular são usadas igualmente, todas se referindo ao sétimo dia. Nos Dez Mandamentos, em Êxodo 20:8 e Deuteronômio 5:12, o plural é usado na tradução grega, como em Colossenses 2:16.
    O Novo Testamento se refere ao sábado 59 vezes. Em nenhuma destas ocasiões se pode mostrar que ela exclui o sábado do sétimo dia.
    De fato, Colossenses 2:16 menciona o sábado separadamente das luas novas e dos dias de festa, propositadamente, para especificar o sétimo dia além dos dias de festa. Isto é, exatamente, o mesmo que é feito em versículos do Velho Testamento, tais como 1 Crônicas 23:31; 2 Crônicas 2:4; 8:1; 31:3; Neemias 10:33; Ezequiel 45:17.
    Colossenses 2:14-16 especificamente, identifica o sábado como uma prática que foi cancelada. Não devemos permitir que pessoas de hoje exijam de nós guardar leis dietéticas, os dias santos, ou o sábado do sétimo dia.
    Não há prova de que nenhuma parte da lei, como tal, esteja em vigor agora. A lei foi um todo e não poderia ser removida parcialmente. Para removê-la, Jesus teve que removê-la toda. Não podemos buscar autoridade na Velha Lei para nenhuma prática de nossos dias.
    Parte 3:
    Qual Lei Deveríamos Submeter-nos Hoje em Dia?
    ________________________________________
    Algumas pessoas perguntam: “Se os Dez Mandamentos foram removidos, isso não tornaria correto roubar, mentir, assassinar, etc.?” Então, considere o que a Bíblia diz sobre a lei que hoje devemos seguir.
    Hoje devemos obedecer aos Mandamentos do Novo Testamento.
     Jesus não somente removeu o Velho Testamento, ele substituiu pelo Novo Testamento.
    A razão pela qual a velha aliança não é necessária agora é que uma lei diferente tomou o seu lugar.
    Hebreus 10:9,10 – Jesus removeu o primeiro testamento para que ele pudesse estabelecer o segundo (veja Hebreus 8:6-9; 7:22; 2 Coríntios 3:6).
    Romanos 7:4 – Fomos libertados da lei para que pudéssemos nos unir a Cristo.
    Gálatas 3:24-27 – Não estamos debaixo do aio (a velha lei), porque a fé do evangelho chegou.
    Uma ilustração: Brasil esteve, antigamente, sujeito às Ordenações do Reino de Portugal; depois da Independência, estivemos sob a Constituição do Império, e agora estamos sob a Constituição Republicana. Do mesmo modo, Deus providenciou para o homem, primeiro o regulamento patriarcal, depois as leis do Sinai e, agora, o Evangelho, ou Novo Testamento. Não estamos mais sujeitos nem às leis do Império, nem às do Velho Testamento.
     Esta mudança ocorreu como resultado da morte de Jesus.
    Colossenses 2:14 – Ele cancelou as primeiras ordenanças, encravando-as em sua cruz.
    Efésios 2:13-16 – Ele aboliu a velha lei através do seu sangue, derramado na cruz (v. 13,16).
    Hebreus 9:16,17 – Como no caso de qualquer testamento, Jesus tinha que morrer para que seu testamento tivesse força. A velha lei esteve em vigor até que Jesus morresse, então ela foi substituída pela Nova Aliança (veja Gálatas 3:13; Romanos 7:4).
     Este Novo Testamento também contém mandamentos e leis que temos de obedecer.
    Mateus 28:18-20 – Jesus possui toda a autoridade, então devemos obedecer a todos os seus mandamentos.
    1 Coríntios 14:3 – 7 – Os mandamentos escritos no Novo Testamento são os mandamentos do Senhor.
    1 Coríntios 9:20,21 – Paulo não estava debaixo da lei dos judeus, mas sob a lei de Cristo.
    Tiago 1:18,25O evangelho é a lei perfeita da liberdade, pela qual seremos julgados (João 12:48; 1 Pedro 1:22-25; Romanos 6:17,18; Atos 3:20-23; Isaías 2:1-4).
    Deus não removeu a velha lei para que pudéssemos ficar sem lei, mas para que pudéssemos servi-lo nas condições do Novo Testamento. Há mandamentos para obedecermos, mas estes são os mandamentos do Novo Testamento e não aqueles do Velho Testamento.
     O Novo Testamento jamais será substituído por qualquer outra lei na terra.
    Aprendemos que, durante todo o tempo em que o Velho Testamento esteve em vigor, Deus tinha planos para substituí-lo, finalmente. Será o Novo Testamento, do mesmo modo, substituído por outro sistema de mandamentos para os homens, na terra?
    2 Coríntios 3:6-11 – A primeira aliança desapareceu para que pudesse ser trocada por aquela que permanece (não desvanece).
    Hebreus 12:27,28 (veja v. 18-29) – A lei dada no Sinai foi abalada (removida) para que ela pudesse ser substituída por outra (o Novo Testamento) que jamais será abalada, mas permanecerá.
    A razão pela qual o Velho Testamento teve que ser substituído foi que ele tinha sacrifícios que não podiam retirar a culpa permanentemente. Estes sacrifícios foram oferecidos por sacerdotes que, eles próprios, eram pecadores. O Novo Testamento tem o sacrifício de Jesus, que pode tirar todos os pecados, de modo que não sejam mais lembrados. Este sacrifício foi oferecido pelo Sumo Sacerdote, eterno e sem pecado, o próprio Jesus Cristo (Hebreus 10:1-18; 7:11-28; 8:6-9; 9:11-28; Romanos 1:16; Marcos 16:15,16).
    Judas 3 – A fé do evangelho foi entregue aos santos uma vez por todas. “Uma vez” é a mesma palavra usada para a morte de Jesus, em contraste com o sacrifício de animais (Hebreus 10:10-14; 7:27; 9:12,25-28).
    Os animais tinham de ser oferecidos repetidamente, porque eles não tiravam a culpa permanentemente. Jesus ofereceu o sacrifício perfeito, que não precisa ser substituído por qualquer outra coisa. Do mesmo modo, o evangelho é dado aos homens “uma vez”. É a última palavra de Deus ao homem. Ele é tão perfeito que jamais será mudado ou substituído por Deus, enquanto o mundo existir (veja Tiago 1:25; 1 Coríntios 13:8-13).
    Alguns mandamentos do Novo Testamento são semelhantes aos do Velho Testamento, mas outros não são.
    Nove dos Dez Mandamentos, por exemplo, são repetidos no Novo Testamento
    1. Nenhum Deus além de Jeová – 1 Coríntios 8:4; Atos 14:15
    2. Nenhuma imagem esculpida – Gálatas 5:19-21; Romanos 1:22,23
    3. Não tomar o nome de Deus em vão – Tiago 5:12
    4. Lembrar-se do sábado – Este mandamento é o único dos dez que não é repetido em nenhuma parte do Novo Testamento.
    5. Honrar seus pais – Efésios 6:2,3
    6. Não matar – Romanos 13:8-10
    7. Não cometer adultério – Romanos 13:8-10; 1 Coríntios 6:9,10
    8. Não roubar – Romanos 13:8-10; Efésios 4:28
    9. Não prestar falso testemunho – Apocalipse 21:8; 22:15
    10. Não cobiçar – Romanos 13:8-10; Efésios 5:8.
    Os mandamentos que são repetidos no Novo Testamento obedecemos, não porque estavam no Velho Testamento, mas porque estão no Novo Testamento.
     Muitas práticas do Novo Testamento diferem das práticas do Velho Testamento.
    VELHO TESTAMENTO NOVO TESTAMENTO
    Sacrifício de animais Sacrifício de Jesus (Hebreus 10:9-18)
    Sumo sacerdote humano Sacerdócio de Jesus (Hebreus 9:11-14)
    Templo físico Templo espiritual (1 Coríntios 3:16)
    Circuncisão carnal Corações circuncidados (Romanos 2:28-29)
    Música instrumental Canto (Efésios 5:19; Colossenses 3:16)
    Dízimo (Hebreus 7:5) Doações livres (1 Coríntios 16:1-2)
    Sábado e dias santos Primeiro dia da semana (Atos 20:7)
    Compare Romanos 7:2-6 – Uma mulher não está sujeita à autoridade de dois maridos a um só tempo. Se seu primeiro esposo morrer, seu segundo esposo pode ter gostos diferentes dos de seu primeiro esposo, mas em alguns pontos, ambos poderão ter os mesmos gostos. Entretanto, os hábitos do primeiro esposo, agora, não obrigam mais a esposa. Se ela faz coisas semelhantes às que costumava fazer antes, é porque o segundo esposo está de acordo, e não porque era a vontade do primeiro esposo.
    Da mesma maneira, estamos sob a Nova Aliança e não sob a Velha Aliança (incluindo-se os Dez Mandamentos). As leis são um tanto similares e outro tanto diferentes (veja Hebreus 8:9). Mas nenhuma das exigências da Primeira Aliança tem qualquer poder, hoje. Onde as leis forem diferentes, seguimos a Segunda Aliança, e não a primeira. Onde as leis forem similares, obedecemos, não porque a primeira lei assim dizia, mas porque a Nova Aliança assim ordena.
    Nosso dia específico para adoração é o primeiro dia da semana e não o sétimo.
     Muitos acontecimentos importantes no Novo Testamento ocorreram no primeiro dia da semana.
    • Jesus levantou-se dentre os mortos (Marcos 16:9; Mateus 28:1-6).
    • As primeiras aparições de Jesus para provar que ele havia ressuscitado (João 20:19; Marcos 16:2,9; Mateus 28:1,6-10).
    • No dia em que o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos, o evangelho foi pregado como estando em vigor pela primeira vez, as pessoas obedeceram pela primeira vez e a igreja começou; tudo isto estava no Pentecoste, que foi num primeiro dia da semana (Atos 2; Levítico 23:15,16).
    Todos estes acontecimentos importantes ocorreram no primeiro dia da semana. Qual acontecimento importante no Novo Testamento ocorreu no sétimo dia da semana? Nenhum. Não deveria surpreender-nos, portanto, ver um significado especial para o primeiro dia da semana, na igreja do Novo Testamento.
     No Novo Testamento, os cristãos faziam a coleta e se encontravam para a Ceia do Senhor no primeiro dia da semana.
    1 Coríntios 16:1-2 – Foi ordenada, a igreja, fazer a coleta no primeiro dia da semana. Qual passagem diz para a igreja fazer coletas no sétimo dia?
    Atos 20:7 – A igreja tinha a Ceia do Senhor regularmente, e eles se reuniam para tomá-la. (Atos 2:42; Hebreus 10:25; 1 Coríntios 11:17,18,20). Quando eles se reuniam para tomá-la? No primeiro dia da semana. A passagem diz no “primeiro dia da semana”, e não é possível que isso seja o mesmo que no “sétimo dia da semana”.
    Alguns dizem que “partir o pão” pode se referir a uma refeição comum. Mas é uma expressão comum para a Ceia do Senhor (Mateus 26:26; Marcos 14:22; 1 Coríntios 10:16; 11:23,24; Atos 2:42). Sabemos que Atos 20:7 se refere à Ceia do Senhor porque o trecho mostra, claramente, que esta era uma assembléia de adoração. E Paulo, que pregava nesta ocasião, já havia ensinado que somente a Ceia do Senhor, não as refeições comuns, deveria ser tomada na assembléia de adoração (1 Coríntios 11:17-34).
    O significado do dia é também mostrado pelo fato que Paulo esperou 7 dias para se encontrar com os discípulos no primeiro dia (v. 6,7). Mas ele estava com pressa (v. 16), tanto que ele partiu ao clarear o dia seguinte, mesmo ele estando acordado toda a noite, com a igreja (v. 11).
    Note mais ainda que, se a igreja tivesse se reunido no sétimo dia da semana para partir o pão, Paulo poderia ter poupado todo o seu esforço e partido um dia antes. Se o sétimo dia é o dia especial para a adoração cristã, e o primeiro não tem significado, por que o primeiro dia é mencionado e o sétimo não? E por que Paulo se deu a tanto trabalho para se encontrar com a igreja no primeiro dia?
    O único dia autorizado para a igreja do Novo Testamento tomar a Ceia do Senhor e fazer a coleta é o primeiro dia da semana. Nenhuma passagem em qualquer parte da Bíblia autoriza a igreja a fazer estas coisas no sétimo dia.
     Alguns afirmam que Jesus e Paulo guardaram o sábado.
    Jesus viveu sob a velha lei (Gálatas 4:4), então, naturalmente, ele guardou o sábado (Lucas 4:16; etc.) Como já aprendemos, a lei não foi removida até ele morrer.
    Ele também foi circuncidado (Lucas 2:21), teve animais oferecidos por ele (Lucas 2:22-24), ensinou a outros a oferecerem animais (Mateus 8:4; Marcos 1:44; Lucas 2:22; veja Levítico 14:1-32), observou os dias festivos (Lucas 2:41; Mateus 26:17), e mostrou grande zelo pelo templo físico (João 2:13-17). Ele ensinou outros a observarem todas as coisas ensinadas por aqueles que se assentavam na cadeira de Moisés (Mateus 23:2,4). Todos nós temos que fazer todas estas coisas, hoje em dia, por que ele as fez?
    Mas não há evidência de que Paulo, ou qualquer outro homem inspirado, observou o sábado como obediência a mandamento divino, depois da morte de Jesus. As passagens usadas para “provar” que ele assim fez são todas referentes a assembléias dejudeus não convertidos (Atos 13:14,42 44;
    15:20,21; 16:13; 17:1-3; 18:4). Nenhuma destas se refere a uma assembléia de cristãos reunindo-se para observar o sábado religiosamente. Nenhuma passagem diz aos gentios para guardarem o sábado. Mas Atos 20:7 e 1 Coríntios 16:1,2 se referem a atividades de cristãos no primeiro dia. E as passagens dizem que Paulo entrou nas sinagogas com o propósito de ensinar aos judeus que ali congregavam (Atos 13:5,14,16,42 44; 14:1; 17:1-3; 18:4,5). Os judeus guardavam o sábado, como tinham feito por gerações (Atos 15:20,21) porque eles não acreditavam que nada do Velho Testamento tivesse sido removido. Suas assembléias ofereciam ótimas oportunidades para Paulo ensinar. Mas nenhuma passagem diz que ele compareceu com o propósito de observar o sábado. Já citamos vários versículos de Paulo mostrando que a lei, incluindo-se o sábado, não está em vigor.
    Usar uma oportunidade para ensinar não é o mesmo que observar um dia religioso. Os apóstolos ensinaram outras vezes e em outros lugares também (Atos 5:42; 17:17,22; 19:9; 20:7,31). Deveríamos considerar estes lugares e dias para serem guardados religiosamente, porque eles estiveram lá? Do mesmo modo, se as pessoas que guardam o sábado nos permitirem, iremos alegremente comparecer a suas reuniões do sábado, para ensinar-lhes a verdade, mas não estaríamos fazendo isso para observar o sábado.
    As pessoas que guardam o sábado, às vezes, desprezam a evidência que dá especial significado ao primeiro dia da semana. Mas, quando alguém observa a “prova” do Novo Testamento, oferecida para a guarda do sétimo dia, ele vê, por comparação, quanto mais evidência há para o primeiro dia. Se as pessoas que guardam o sábado tivessem versículos falando do sétimo dia, como Atos 20:7 e 1 Coríntios 16:1,2 e outras passagens que falam do primeiro dia, pode estar certo de que elas as considerariam provas muito convincentes.
    Não dizemos que o primeiro dia da semana é o “sábado cristão”. Um sábado é um dia de descanso e nenhuma passagem do Novo Testamento diz para descansarmos no primeiro dia, ou outro dia em particular. Não há “sábado cristão”. Mas o primeiro dia é um dia especial de adoração, no qual fazemos atos de adoração, que não são autorizados em nenhum outro dia.
    Conclusão
    ________________________________________
    A Bíblia ensina que a Lei do Velho Testamento, inteira, foi removida pelo próprio Deus. Nada dela vigora hoje em dia, como lei ou como autorização para qualquer prática religiosa. Isto inclui os Dez Mandamentos e o sábado.
    Agora, vivemos sob o Novo Testamento. Cada prática, para a igreja, tem que ser autorizada pelo evangelho. Se nenhuma autorização puder ser encontrada no Novo Testamento para uma prática, então ela deverá ser abandonada, sem considerar se ela era ou não praticada no Velho Testamento.
    A Nova Aliança é um sistema melhor, tendo uma melhor esperança, e construída sobre melhores promessas (Hebreus 7:22; 8:6; 9:23; 7:19). Não se embarasse novamente na servidão da Velha Lei.

    Tragam Seus Dízimos e Recebam as Bênçãos de Deus:
    É Esta, Hoje em Dia, a Vontade de Deus?
    As pessoas religiosas, hoje em dia, ouvem muita coisa a respeito do dízimo. Os pregadores, freqüentemente, citam Malaquias 3:10 para encher os cofres de suas igrejas. Nesta passagem, o profeta de Deus disse:
    “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós bênção sem medida.”
    Que texto de pregação poderoso! Mandamento de Deus. Obrigação clara. Teste de fidelidade. Garantia de bênção. Não é surpresa que esta seja uma passagem favorita de muitos pregadores modernos.
    Mas estariam estes pregadores tratando corretamente a palavra de Deus (veja 2 Timóteo 2:15)? Deus exige nossos dízimos hoje em dia? Ele está prometendo bênçãos materiais abundantes em retribuição? Examinemos estas questões de acordo com a Bíblia para determinar o que Deus realmente quer (veja Atos 17:11).
    Deus exige nossos dízimos, hoje em dia?
    Não há dúvida que Deus exigiu o dízimo na Bíblia. Mas, para entender sua vontade para os dias de hoje, precisamos examinar as passagens que discutem o dízimo. Pesquisemos brevemente o ensinamento bíblico sobre este assunto.
    O dízimo antes da lei de Moisés
    Antes que Deus revelasse uma lei escrita a Moisés, para governar os descendentes de Israel, encontramos duas ocasiões quando homens deram ou prometeram dízimos a Deus. Depois do resgate de pessoas e de bens que tinham sido tomados de Sodoma numa guerra, Abraão deu um dízimo a Melquisedeque, o sacerdote de Deus (Gênesis 14:18-20). Mais tarde, Jacó (o neto de Abraão) prometeu devolver a Deus 10% de sua prosperidade (Gênesis 28:22). Estes dízimos parecem ter sido voluntários. Não há registro de qualquer mandamento de Deus a respeito do dízimo antes do tempo de Moisés. Certamente, o dízimo de Abraão não é mais um padrão para hoje na mesma forma que o exemplo de Noé não exige que nós construirmos uma arca hoje em dia. Pela mesma razão que pregadores hoje em dia não têm o direito de exigir que você construa um grande barco, eles não têm base para usar os exemplos de doações de dízimo do livro de Gênesis para exigir que você dê 10% de sua renda a uma igreja.
    O dízimo na lei de Moisés
    É indiscutivelmente claro que Deus ordenou o dízimo na lei que ele deu através de Moisés. Muitas passagens mostram essa exigência (por exemplo, Levítico 27:30-33; Números 18:21-32; Deuteronômio 12:1-19; 26:12-15). O dízimo era uma característica da relação especial entre Deus e o povo escolhido de Israel (Deuteronômio 14:22-29). Nenhum estudante da Bíblia pode negar a necessidade do dízimo, sob a lei de Moisés.
    Sempre que as pessoas se referem à lei de Moisés, é importante lembrar que Deus deu essa lei aos israelitas, descendentes de Abraão especialmente escolhidos. A manutenção dessa lei era necessária para mostrar que eles eram um povo separado, escolhido (Êxodo 19:1-6; Deuteronômio 26:16- 19). Estes mandamentos a respeito do dízimo foram parte “da lei de Moisés, que o Senhor tinha prescrito a Israel” (Neemias 8:1).
    Malaquias viveu no mesmo tempo que Neemias. Ele era um judeu que pregava aos judeus (Malaquias 1:1). Ele viveu sob a lei de Moisés e encorajou outros israelitas a serem obedientes a essa lei (Malaquias 2:4-8, 10; 4:4). Ele usou pensamentos dessa lei para prever as responsabilidades e bênçãos espirituais, ainda por vir, através de um descendente de Abraão, mas não impôs sobre todas as pessoas de todos os tempos a obrigação de dar o dízimo. Qualquer esforço para voltar à lei de Moisés, hoje em dia, é um esforço para reconstruir o muro de separação que Jesus morreu para destruir (Efésios 2:11-16). Certamente, os verdadeiros seguidores de Jesus não quererão anular seu sacrifício só para acumular dinheiro no tesouro de uma igreja!
    O dízimo no Novo Testamento
    Todas as pessoas agora vivem sob a autoridade de Cristo, como foi revelada no Novo Testamento (Mateus 28:18-20; João 12:48; Atos 17:30- 31). Sua vontade entrou em vigor depois de sua morte (Hebreus 9:16-28). Estes fatos nos ajudarão a entender as passagens do Novo Testamento, a respeito do dízimo.
    Durante sua vida, Jesus reconheceu a autoridade da lei de Moisés. Ele era um judeu, nascido sob a lei (Gálatas 4:4) e com a missão de cumprir essa lei (Mateus 5:17-18). Jesus criticou os judeus hipócritas, que negligenciavam outros mandamentos divinos, enquanto zelosamente aplicavam a lei do dízimo (Mateus 23:23; Lucas 11:42; 18:9-14). Jesus não ensinou que a lei do dízimo seria uma parte de sua nova aliança, que entraria em vigor após sua morte.
    O livro de Hebreus fala do dízimo, para mostrar a superioridade do sacerdócio de Jesus, quando comparado com o sacerdócio levítico da Velha Lei (Hebreus 7:1-10). Esta passagem não está ordenando o dízimo para hoje em dia. De fato, o mesmo capítulo afirma claramente que Jesus mudou ou revogou a lei de Moisés (Hebreus 7:11-19). O dízimo não é ordenado na lei de Cristo, que é o Novo Testamento.
    Que lei se aplica hoje?
    Não vivemos sob a lei de Moisés, hoje em dia. Jesus aboliu essa lei por sua morte (Efésios 2:14-15). Estamos mortos para essa lei para que possamos estar vivos para Cristo (Romanos 7:4-7). A lei gravada nas pedras, no Monte Sinai, extinguiu-se e a nova aliança permanece (2 Coríntios 3:6-11). A lei funcionou como um tutor para trazer o povo a Cristo, mas não estamos mais sob esse tutor (Gálatas 3:22-25). Aqueles que desejam estar sob a lei estão abandonando a liberdade em Cristo e retornando à escravidão (Gálatas 4:21-31). As pessoas que voltam a essa lei estão decaindo da graça e se separando de Cristo (Gálatas 5:1-6). Não temos o direito de retornar a essa lei, para obrigar que guardem o sábado, a circuncisão, os sacrifícios de animais, as regras especiais sobre roupas, a pena de morte para os filhos rebeldes, o dízimo e qualquer outro mandamento da lei de Moisés.
    Vivemos sob a autoridade de Cristo e temos que encontrar a autoridade religiosa na nova aliança que ele nos deu através de sua morte. Ele é o mediador desta nova aliança (Hebreus 9:15). Seremos julgados por suas palavras (João 12:48-50). Desde que Jesus tem toda a autoridade, temos a responsabilidade de obedecer tudo o que ele ordena (Mateus 28:18-20).
    O que o Novo Testamento diz a respeito das dádivas?
    Jesus, através de Paulo, ensina que as igrejas devem fazer coletas nas quais os cristãos darão de acordo com sua prosperidade (1 Coríntios 16:1- 2). Temos que dar com amor, generosidade e alegria, conforme tencionamos em nossos corações (2 Coríntios 8:1-12; 9:1-9). Portanto, podemos dar mais do que 10% ou menos do que 10%. Temos que usar nossos recursos financeiros, e todos os outros recursos, no serviço de Deus. Não somos mandados por Deus para darmos uma porcentagem especial.
    E a respeito das bênçãos?
    Malaquias pregou a uma nação carnal que estava sofrendo as conseqüências carnais do pecado. Ele prometeu bênçãos materiais de Deus para aqueles que se arrependessem de sua desobediência. Não encontramos esta importância material no Novo Testamento. Deus garante aos fiéis que eles não precisam se preocupar com as necessidades da vida (Mateus 6:25-33).
    Mas o Novo Testamento não promete luxo, conforto e riquezas. Jesus sofreu nesta vida, e assim seus seguidores sofrerão (Marcos 10:29-30; Lucas 9:57-62). A preocupação com a prosperidade material nos distrai da meta celestial e nos arrasta à idolatria da cobiça (Colossenses 3:1-5). Tais motivos não têm nenhum lugar entre os cidadãos do reino de Deus.
    Destorcendo Malaquias 3:10
    Aqueles que citam Malaquias 3:10 para exigir o dízimo, e prometem prosperidade material, estão destorcendo a palavra de Deus. Eles estão enchendo os tesouros das igrejas ao desviarem a atenção de seus seguidores das coisas espirituais para darem atenção às posses materiais. Pedro advertiu sobre tais mestres: “Também, movidos pela avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme” (2 Pedro 2:3).
    Mirando a meta celestial
    Deus oferece uma coisa muito melhor aos seus seguidores: um prêmio eterno no céu. Paulo nos desafia a mirar essa meta: “Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as cousas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas cousas lá do alto, mas não nas que são da terra” (Colossenses 3:1-2).
    - por Dennis Allan
    http://www.estudosdabiblia.net/an6.htm

  42. 42 Em abril 6th, 2011, Fellipe disse:

    diz algumas lendas judaicas que Eva teve muitos filhos 60 parece não me lembro o número, Caim pode ter tido filho com alguma de suas irmãs.

  43. 43 Em abril 18th, 2011, RICARDO disse:

    PASTOR SILAS MALAFAIA LEIA E ENTENDA A BIBLIA, TIRE O PENSAMENTO DO DINHEIRO E BUSQUE DIRECIONE ELE A CRISTO, O VERDADEIRO O MISERICORDIOSO E O JUSTO, E UNICO, QUANDO ELE FALOU DO COMINHO E DO HORTELA, FALAVA DO DIZIMOS QUE ERA DOADO PARA MANTIMENTOS, ALIMENTOS ,.ROUPAS ESTADIAS DE VIUVAS, VIAJANTES E TODAS AQUELAS PESSOAS QUE ALI CHEGAVAM PRECISANDO,COISA Q O SR E MUITOS NA FAZEM E SE CHEGACEM NA PRESENÇA DE CRISTO, ELE VOS CHAMARIA DE SATANAS, O HIPOCRITAS E FARIZEUS E MUITO MELHORES Q O SR. POIS ELES DOAVAM PARA O COMINHO E O HORTELA ISSO NEM O SR FAZ (LEMBRE-SE QUANDO CRISTO PREGAVA E JUDAS FOI ARRECADAR NA MULTIDAO DO Q DIZ A BIBLIA)foi dito q se ninguem prega-se o evangelho, as pedras pregariam, mas antes deixacermos elas pregarem pois nao precisariam de dinheiro e talvez elas doacem tudo q arrecadam para DEUS e doar-sem aos pobres.e zelacem pelo verdadeiros templos de DEUS q sao nos e nossos semelhantes.

  44. 44 Em julho 8th, 2011, JOÃO disse:

    JESUS DISSE QUE NÃO VEIO REVOGAR A LEI E SIM CUMPRI-LA, JESUS PAGOU IMPOSTO, AS PESSOAS LHE OFERTAVA, EM ATOS AS PESSOAS VENDIA SUAS PROPRIEDADES E DEPOSITAVA AOS PÉS DOS APÓSTOLOS, A MINHA COLOCAÇÃO E QUE TODOS QUE SÃO CONTRA O DIZIMO SÃO AVARENTOS, QUEM TEM JESUS OFERTA ,DIZIMA E AJUDA O PRÓXIMO COM AMOR, UM ANSIÃO DISSE PARA MIM QUE ELE COVERTEU NA ASSEMBLEIA JESUS LIBERTOU ELE DOS VICIOS ABENÇOU PREPAROU UM TRABALHO PARA ELE COM UM ÓTIMO SALARIO E APOSENTOU, E DAVA O DIZIMO SO QUE FICAVA PENSANDO O QUE O PASTOR ESTAVA FAZENDO COM SEU DINHEIRO QUE ERA ALTO OU DIZIMO, COMEÇOU A MURMURAR E SE REBELIOU, E DISSE HOJE ESTOU NO LUGAR SERTO, FALEI PARA ELE VOCE E UM AVARENTO DEPOIS QUE DEUS FEZ TUDO PARA VOCE ONDE VOCE CONVERTEU, E FALEI PARA ELE SE VOCE QUIZER VIM NA MINHA CASA SE FOR COM ESSE PENSAMENTO NÃO PRECISA VOLTAR. PASTOR SILAS QUE DEUS CONTINUA TI ABENÇOANDO.

  45. 45 Em outubro 4th, 2011, marcelo fm disse:

    Yeshua (Jesus) não pagava não era agropecuario.estava insento pela torah (Lei)
    Dízimo significa ALIMENTOS !
    Comerais os DÍZIMOS… !
    Deuteronômio 12:17-18 ; 14:22-23

    . O Dízimo é para ser doado aos pobres , para os orfãos, para as viúvas e para os Levitas. Deuteronômio 26:12-14

    . Malaquias 3:10 > “…Trazei todos os dízimos a casa do tesouro para que haja mantimentona minha casa…!

    obs. O que é mantimento ?

    Mantimento é alimentos.
    Habacuque 3:17 ; Neemias 10:37-39
    DÍZIMO É SINÔNIMO DE CARIDADE
    I CORINTIOS 13

    . DÊ O DÍZIMO AOS POBRES E NÃO AOS PASTORES.

Deixe seu comentário. Deus abençoe!

  • Fique atualizado

  • cadastre seu email:

    selo7.gif